OS JOGOS QUE GARANTIRAM OS MUNDIAIS FIFA

OS JOGOS QUE GARANTIRAM OS MUNDIAIS FIFA

1 Outubro, 2024

As qualificações europeias para o Mundial FIFA iniciaram em 2008. Desde desse ano já foram realizadas nove edições. Hoje vamos recordar os encontros que deram acesso à principal prova mundial da modalidade.

2008 (Benidorm – Espanha)
Na primeira edição das eliminatórias para o Mundial FIFA a nossa Seleção conquistou o seu lugar, na prova Mundial, após vencer a Grécia. O encontro foi a contar para os quartos-de-final e terminou com a nossa vitória por 8-0. Os “tentos” foram apontados por Madjer (2), Hernâni (2), Belchior, Alan, Bilro e Tiago Melo.

2009 (Castellón – Espanha)
No ano seguinte, e de novo a contar para os quartos-de-final, dêmos o passo decisivo diante da Roménia. Um triunfo, por 5-2, valeu mais um apuramento para o Mundial FIFA. Os nossos golos foram apontados por Belchior (2), Madjer, Alan e Bilro.

2010 (Bibione – Itália)
Não foi fácil mas foi conseguido! No ano de 2010 voltamos a conquistar o nosso lugar no Mundial FIFA, mas desta vez só nas grandes penalidades. Diante da Polónia, em desafio dos quartos-de-final, chegamos ao fim do prolongamento com um empate (5-5). Na decisão por grandes penalidades fizemos a festa após o golo de Madjer. Os cinco golos portugueses foram da autoria de Belchior (2), Madjer, Alan e Bilro.

2016 (Jesolo – Itália)
De novo em Itália, mas desta vez no ano de 2016, Portugal voltou a garantir a qualificação do Mundial FIFA. No último jogo, da segunda fase de grupos, vencemos a Bielorrússia, por 5-4. Marcaram a nosso favor, Jordan (2), Madjer, Belchior e José Maria.

2019 (Moscovo – Rússia)
No caminho para o Paraguai, conquistamos o nosso passaporte com uma vitória diante da Espanha, após grandes penalidades. Num encontro inesquecível, a contar para o 5º lugar, Madjer e André Lourenço marcaram nos penalties e Andrade parou por duas vezes os espanhóis. No tempo regulamentar e prolongamento os nossos golos foram de Léo Martins (3), João Gonçalves e Rui Coimbra.

2021 (Nazaré – Portugal)
A prova chegou pela primeira vez ao nosso país em 2021. A jogar em casa a nossa formação não deu hipóteses e chegou, mais uma vez, ao Mundial FIFA. Em desafio dos quartos-de-final vencemos o Azerbaijão, por 6-1, com golos Bê Martins (2), Léo Martins, Belchior, Ruben Brilhante, e Elshad Manafov (auto-golo).

2023 (Baku – Azerbaijão)
Na edição da época passada garantimos o Mundial FIFA com o triunfo diante da Dinamarca. No último dia da prova, e diante a uma das formações que mais cresceu nos últimos tempos, fomos muito superiores e vencemos por 8-3. Os nossos “tentos” tiveram o selo de Léo Martins (3), Rui Coimbra (2), Bê Martins, Jordan Santos e Rodrigo Pinhal.

Em nove edições falhamos uma e não marcamos presença em outra.
Em 2012 a prova foi disputada em Moscovo mas a equipa das Quinas não conseguiu a qualificação para o Mundial FIFA.
Por ser o país organizador, do Mundial FIFA 2015, a nossa Seleção não disputou as qualificações de 2014, em Jesolo.