“É UM TORNEIO QUE AJUDA A MOTIVAR OS JOGADORES”

“É UM TORNEIO QUE AJUDA A MOTIVAR OS JOGADORES”

2 Dezembro, 2023

A próxima edição da Mar Menor CUP vai contar com três equipas portuguesas. Uma dessas formações é o Caparica BS, equipa que volta a competir, na prova, depois de também ter feito em 2022. 

Tivemos à conversa com Américo Castro, um dos fundadores e jogadores, da equipa portuguesa, que contou-nos um pouco mais deste grupo e os motivos para a participação na competição espanhola!

Futebol de Praia Portugal: Como nasceu o Caparica BS?
Américo Castro: “A equipa Caparica BS nasce por causa do torneio de Mar Menor Cup. Existia um grupo de amigos que queria ir ao torneio e não havia clube para representar. Eu e o Nuno Martins (Kikinz) falamos em dar o nome e criar um clube para podermos entrar no torneio. Tendo em conta que treinamos sempre na Costa de Caparica fazia sentido ter o nome do local de partida e com o símbolo da praia.”

FPP: Quantos treinos fazem semanalmente?
AC: “Treinamos três vezes por semana na Costa de Caparica, contando que um dos dias é jogo entre amigos de todo o lado e de todas as divisões do Futebol de Praia: Setúbal, Lisboa, Almada e claro, a malta da Caparica.”

FPP: Quem são os atletas que formam o grupo?
AC: “Este ano continuamos com um núcleo duro de quatro jogadores: Eu, o Tiago Pelicano, o Rodrigo Sousa e o Sérgio Henrique. Entraram o Ruan Alison, o Filipe Oliveira, guarda-redes que costuma treinar connosco a convite do Tiago Pelicano, o Ricardo Trivelas, o Luca Moca e o Frederico Santos.”

FPP: Quais os motivos para participar na Mar Menor CUP?
AC: ”É um torneio que ajuda a motivar os jogadores de Futebol de Praia, pois nesta fase não têm competições e conseguem continuar a treinar com o objetivo de ir ao torneio em boas condições e mostrar-se para os campeonatos de outros países. Como por exemplo o Nuno Martins que este ano vai por uma equipa francesa e que no ano passado foi com o Caparica BS.

FPP: Que tipo de apoios tiveram para poder participar?
AC: “É muito difícil arranjar qualquer tipo de apoios para o Futebol de Praia. O ano passado tivemos o patrocínio de uma empresa e de um restaurante. Este ano foi mais difícil, conseguimos apenas um patrocínio, que aproveito para agradecer, ao restaurante Sabores da Banática, que ajudou com uma verba para a alimentação durante o torneio. O resto do valor é suportado pelos jogadores, mais precisamente a inscrição, a viagem e a estadia.”

Após o sorteio o Caparica BS ficou inserido no Grupo C, juntamente com o São Domingos FC (Portugal), Playas de San Javier (Espanha) e UD Las Palmas (Espanha).