SUPERTAÇA: PROJEÇÃO DO SC BRAGA VS ACD O SÓTÃO

SUPERTAÇA: PROJEÇÃO DO SC BRAGA VS ACD O SÓTÃO

1 Abril, 2023

Inicia amanhã a temporada 2023 de Futebol de Praia a nível de clubes. SC Braga e ACD O Sótão dão o pontapé de saída em mais uma época com a disputa da 2ª edição da Supertaça.

Um arranque com ambição, de ambos os lados, é o que se prevê para o duelo de amanhã. A formação do Minho venceu todos os troféus nacionais, na temporada passada, e certamente que pretende manter esse caminho. A ACD O Sótão inicia um novo ciclo, com treinador novo e caras bem conhecidas.

A formação nazarena começou o ano civil com novidades. Em janeiro apresentou Edi Milhazes como novo treinador e nos dias seguintes deu a conhecer, nas suas redes sociais, alguns dos seus novos rostos, como são os casos dos internacionais Rui Coimbra, Tiago Batalha e Bernardo Lopes, assim como o guarda-redes Diogo Dias (que já vestiu a camisola das Quinas em estágios de preparação). Edi Milhazes, em entrevista ao Futebol de Praia Portugal, afirmou que será uma época de muito trabalho com o objetivo de conquistar títulos.

Em Braga a pré-época começou durante o mês de fevereiro e também com caras novas. Para a baliza chegou Francisco Ferreira (ex-AD Buarcos), regressou Miguel Pintado (ex-CB Loures) e Duarte Algarvio (ex-CB Loures) vai vestir pela primeira vez a camisola bracarense. Conforme foi anunciado pela formação minhota, Pedro Mano, Filipe Silva, André Lourenço, Bruno Torres, Jordan Santos, Rúben Brilhante, Thanger, Bê Martins, Léo Martins e Alexandre Batista, transitam para esta temporada.

O jogo será realizado na Praia de Buarcos com início às 13 horas e em direto no Canal 11. O SC Braga venceu a primeira edição da prova, na temporada passada, diante da CB Loure por 5-3.

Confronto histórico

Foi no ano de 2013 que bracarenses e nazarenos defrontaram-se pela primeira vez. A contar para as meias finais do Campeonato Nacional o SC Braga venceu a ACD O Sótão, por 4-3, após prolongamento. Nos três periodos de jogo marcaram Miguel Pinheiro (2) e Jordan Santos a favor da equipa minhota. Já para a equipa da Nazaré os “tentos” foram da autoria de Bruno Vidinha, Luís Batista e Flávio Carmo. No prolongamento Jordan Santos desempatou a partida a favor do SC Braga.

No ano seguinte um novo triunfo bracarense, na mesma competição e pelo mesmo resultado, mas em tempo regulamentar.

Já com o formato da Divisão Elite o duelo voltou a repetir-se e, desta vez, em dose dupla. Na época de 2015 o SB Braga venceu na fase regulamentar (6-1) e nos quartos de final (4-1). Em 2017 realizou-se o primeiro duelo, e único até ao momento, entre as duas equipas a nível europeu. A contar para os oitavos de final da Euro Winners CUP os SC Braga voltou a vencer, desta vez, por 9-2.

 

 

Voltando aos encontros da Elite, e neste caso em 2020, o desafio voltou a terminar com vitória bracarense (3-2). Um ano depois mais dois triunfos do SC Braga a contar para a Elite (8-0 e 5-1).

Na temporada passada as duas formações encontraram-se por quatro vezes. Para a Elite os minhotos venceram o primeiro desafio (8-5) mas na segunda parte, da fase regular, a ACD O Sótão conquistou a sua primeira vitória, diante do SC Braga. O resultado final foi de 4-2 a favor da formação nazarena. Nas meias finais da principal divisão do nosso Futebol de Praia a equipa do Minho voltou a vencer (5-2) e na final da Taça de Portugal um novo triunfo (6-2).

Olhando para os números gerais, as duas formações já se defrontaram por 12 vezes. O SC Braga soma 11 vitórias e 64 golos marcados. A ACD O Sótão venceu um desafio e apontou 24 golos.

Amanhã as duas equipas voltam a medir forças e pela primeira vez na disputa da Supertaça. Certamente que não irá faltar a emoção e os golos aos espetáculo.