BIR BEACH SOCCER PRETENDE DEIXAR A SUA MARCA

BIR BEACH SOCCER PRETENDE DEIXAR A SUA MARCA

23 Maio, 2018

Para esta temporada o concelho da Nazaré terá mais uma equipa a competir no Campeonato Nacional e em breve na Nazaré Beach Soccer Cup. Fomos saber quais as razões que levaram à criação desta equipa e quais os seus objetivos, junto de Henrique Piló (diretor da equipa).

A formação do BIR Beach Soccer (Biblioteca Instrução e Recreio), de Valado dos Frades, foi criada, “por um grupo de atletas experientes, que jogam juntos à mais de uma década, inclusive tendo sido campeões em 2009, juntamente com jovens atletas da Nazaré, com o intuito de continuar a praticar a modalidade, mas de uma forma competitiva”.

A equipa está a ser formada com “um misto de jogadores: jovens, experientes e da terra, com o objetivo de criamos bases e estrutura para um projeto duradouro.” A formação do BIR já realizou vários jogos amigáveis, mas a sua primeira competição oficial será a Nazaré Beach Soccer Cup. Uma competição que na opinião de Henrique, “Servirá para implementar princípios de jogo, rotinas, ritmo competitivo e nada melhor que competir e aprender com os melhores” mas também “será uma competição para desfrutar especialmente por ser disputada na nossa terra.”

Mudando a página para o Campeonato Nacional, o nazareno menciona que esta competição será disputada com o objetivo, “de crescemos como equipa, como atletas, como técnicos e também como estrutura” sendo que, “O maior objetivo já foi conquistado. Passava pela criação desta equipa para competir na Divisão Nacional.”

A nível do Futebol de Praia Nacional, Henrique Piló considera que o expoente máximo aconteceu em 2015 com a conquista do Mundial e Liga Europeia, por parte da equipa das Quinas, e a nível de clubes a qualidade e a competitividade tem aumentando. “Na Divisão Elite a qualidade tem subido, em especial nos últimos dois anos, e na minha opinião é uma Divisão comparada ao Campeonato Russo e Italiano.” No segundo escalão, “O grau de dificuldade é elevadíssimo. A presença de jogadores vice-campeões do mundo (como foi o caso da equipa do Leixões SC na época passada) ou mesmo a chegada de jogadores que já disputaram a Elite (como o caso do SC Salgueiros esta época) só demostram a dificuldade e a qualidade da Divisão Nacional.”

Para finalizar, o nazareno refere que, “A Nazaré embora seja um concelho pequeno tem uma cultura desportiva muito enrizada. Não é só no Futebol de Praia que temos grandes referências, mas também no Futebol 11, Andebol, Surff, Bodyboard temos atletas de cartas dadas a nível mundial. Essa cultura desportiva, aliada à proximidade com a Praia da Nazaré, reúne as condições ideias à prática da modalidade.”

Foto: BIR Beach Soccer