CE: AS EQUIPAS DA FASE REGULAR

CE: AS EQUIPAS DA FASE REGULAR

17 Março, 2024

Hoje apresentamos as 8 equipas que vão disputar a principal divisão do Futebol de Praia nacional. Neste 2024 teremos duas formações a fazer a estreia na Elite. As equipas estão pela ordem conhecida em sorteio.

 

ACD O Sótão (AF Leiria): Depois da presença na primeira edição da Divisão Elite só voltaram a fazê-lo em 2020. Desde desse ano que estão no principal escalão do Futebol de Praia nacional sendo que na época passada conquistaram o melhor lugar de sempre. A formação nazarena terminou na segunda posição depois de ter disputado a final da prova.

Vila Flor SC (AF Bragança): Já andam a disputar o Campeonato Nacional alguns anos, neste caso a Divisão Nacional, mas só esta época chegam ao maior palco. Um feito conquistado na última temporada com a chegada à final da Divisão Nacional. Esta será a primeira formação do Distrito de Bragança a marcar presença na principal divisão do nosso Futebol de Praia.

Leixões SC (AF Porto): Uma das equipas históricas do Futebol de Praia vai disputar pela terceira vez consecutiva a Divisão Elite. Desde 2015 que apenas não marcaram presença no principal escalão por duas ocasiões (2017 e 2021). Na primeira edição, da Elite, a formação de Matosinhos fez parte das equipas que disputaram as meias finais. Na temporada passada terminaram a fasse regular na 5ª posição.

GR Amigos Paz (AF Leiria): A formação de Leira é a segunda com maior presenças na prova. Desde de 2015 que apenas falhou a edição de 2022. Em duas ocasiões (2017 e 2019) o GR Amigos Paz disputou a fase de Apuramento de Campeão tendo terminado, em ambas, na 3ª posição. Na época passada ficaram no 6º lugar da fase regualar.

AD Nazaré (AF Leiria): Após duas épocas a disputar a Divisão Nacional este ano a bola vai rolar, para os nazarenos, na Elite. Chegam ao principal escalão como campeões da Divisão Nacional da época passada. São assim a terceira equipa de Leiria a disputar esta prova e a segunda da Vila da Nazaré.

SC Braga (AF Braga): O SC Braga é o único clube que disputou todas as edições da Divisão Elite. Os minhotos também são a única formação, entre as oitos em prova, que já venceram a competição. Em 9 edições já conquistaram o troféu em 7 ocasiões sendo que atualmente levam três de forma consecutiva, algo que também foi uma realidade em 2017, 2018 e 2019. Ainda de referir que foram os primeiros a vencer a Elite no ano de 2015.

AFD Torre (AF Lisboa): São o único clube da capital a marcar presença no principal escalão. A formação de Lisboa vai disputar pela segunda vez, e de forma consecutiva, a Divisão Elite. Na época passada terminaram na quarta posição depois de não terem conseguido vencer o encontro do 3º/4º lugar. Essa também foi a posição da AFD Torre na fase regular.

GD Sesimbra (AF Setúbal): Esta será a segunda participação da formação de Sesimbra na Elite. A primeira aconteceu no ano de 2019. Os restantes anos foram passados na Divisão Nacional. Na temporada passada terminaram na 3ª posição essa mesma prova. Contudo por desistência do CD Nacional fazem parte da Elite neste 2024.