CN: AS EQUIPAS DA SÉRIE SUL

CN: AS EQUIPAS DA SÉRIE SUL

16 Março, 2024

Após o sorteio da 1ª fase do Campeonato Nacional ficamos a conhecer todas as equipas que vão disputar o segundo escalão. Começamos a apresentação, e abordagem histórica, das formações, pela Série Sul. A ordem apresentada é a mesma que foi conhecida ontem em sorteio.

ACD O Sótão B (AF Leiria): Desde 2020 que disputam a Divisão Nacional. Esta será a temporada que, pela primeira vez, a formação da Nazaré está inserida, na Série mais a sul do país. Nas quatro épocas anteriores realizou os seus jogos a norte/centro. Em 2023 terminou a fase regular, da Série Norte, na 5ª posição.

CF Chelas (AF Lisboa): Foi no ano de 2018 que a formação de Chelas deu os primeiros passos no nosso Campeonato. Desde então apenas não disputou a prova no ano de 2021. Chegaram às fases finais da Divisão Nacional em 2018 e 2020. Na época passada fecharam a fase regular na 4ª posição da Série Sul.

São Domingos FC (AF Setúbal): Uma das formações, do Campeonato Nacional, que já disputou a Divisão Elite (2022). Foi em 2018 que começaram a disputar a prova nacional e em 2019 chegaram às decisões finais. A subida ao principal escalão aconteceu no ano de 2021. Na temporada de 2023 ficaram no 3ª lugar, na fase regular, referente à Série Sul.

GDU Ericeirense (AF Lisboa): Foi no ano de 2023 que começaram a pisar os areais e fecharam com chave de ouro a sua primeira temporada. Venceram a primeira edição da Taça Nacional e vão agora fazer a sua estreia no Campeonato Nacional, mais precisamente na Divisão Nacional.

Estoril Praia (AF Lisboa): Desde da criação das duas divisões é das formações que mais presenças soma na prova, neste caso na Divisão Nacional. Apenas na temporada passada, com o aparecimento da Série Norte e Série Sul, tiveram que disputar a competição distrital de Lisboa. Venceu essa mesma prova e apesar de não terem chegado às meias finais, da Taça Nacional, é uma das equipas que sobe ao Campeonato Nacional.

Vitória FC (AF Setúbal): Disputou as quatro primeiras edições da Divisão Elite. Após três anos sem competir a formação de Setúbal voltou aos areais em 2022. Na temporada passada terminou na 5ª posição, a fase regular, da Série Sul. É umas das equipas históricas da modalidade.

AD Tavira Praia (AF Algarve): Esta será a terceira temporada da formação algarvia no segundo escalão. Tudo começou no ano de 2022. Na temporada passada foram uma das equipas que disputaram a Série Sul da Divisão Nacional. Nesse mesmo ano fecharam a fase regular na 6ª posição. São a única equipa algarvia a disputar o Campeonato Nacional.

GD Alfarim (AF Setúbal): A formação de Setúbal tem estado em todas as edições do nosso Campeonato desde que existe as duas divisões. Marcaram presença em todas as fases finais da Divisão Nacional exepto quando disputaram a Elite (2019 e 2020). Em 2018, além da subida ao principal escalão, foram os vencedores da Divisão Nacional. Na temporada de 2023 ficaram na 4ª posição depois de jogarem o jogo de atribuição do 3º/4º lugar.