O QUE TEM ACONTECIDO NO FUTEBOL DE PRAIA FEMININO?

O QUE TEM ACONTECIDO NO FUTEBOL DE PRAIA FEMININO?

8 Março, 2024

Neste Dia Internacional da Mulher vamos fazer uma retrospetiva do Futebol de Praia Feminino português. Desde da nossa Seleção às equipas nacionais o crescimento é notório. A história é recente mas o caminho será certamente risonho.

Foi no ano de 2021 que a Federação Portuguesa Futebol anunciou a criação de uma Seleção Nacional Feminina. O eleito para comandar a nossa formação foi Alan Cavalcanti. Após três anos o trabalho tem sido notório e os títulos tem ficado muito perto de serem reais.

Em 2021 disputamos a 1ª edição da Liga Europeia na qual terminamos na 5ª posição. No ano seguinte voltamos a disputar a mesma prova e, desta vez, fechamos no 3º lugar. A época passada foi a melhor, dos três anos, e também aquela onde disputamos mais provas. No total foram três e todas elas com resultados positivos. Na disputa dos Jogos Europeus conquistamos a Melhada de Bronze (3º lugar). Voltamos a melhorar a classificação na Liga Europeia e neste caso terminamos na 2ª posição. Na disputa do Mundialito feminino também fechamos a prova na vice-liderança. Ambas as provas foram vencidas pela Espanha após duas grandes exibições da nossa Seleção. Apenas faltou os títulos!

A nivel nacional o primeiro Campeonato Nacional Feminino foi realizado em 2021 e terminou com a vitória da ACD O Sótão. Nesse primeiro campeonato participaram 9 equipas. Na época seguinte o grande vencedor foi a formação da AD Pasteis. Uma edição que aumentou o número de participantes, mais precisamente foram 13 formações. Na época passada a formação de Lisboa voltou a conquistar o título e o número de equipas voltou a aumentar. Foram 25 equipas femininas que disputaram o Campeonato Nacional de 2023.

Olhando novamente para o panorama europeu mas em termos de clubes. Desde de 2017 que a Euro Winners CUP é disputada na Nazaré e também para equipas femininas. Até 2023 pisaram o areal nazareno 8 formações portuguesas sendo que a última edição foi a que contou com o maior número, mais precisamente 5!

O Futebol de Praia Feminino tem feito o seu caminho e de forma progressiva. O que mais desejamos é que a história continue e com alegrias.