MUNDIAL FIFA 2015: PORTUGAL x RÚSSIA

MUNDIAL FIFA 2015: PORTUGAL x RÚSSIA

29 Janeiro, 2024

Dos dez Jogos Históricos, dos mundiais FIFA, que pretendemos recordar este é provavelmente o mais fácil de o fazer. Quem presenciou ao vivo (como eu) ou mesmo pela televisão sabe do que estou a falar. Nas meias-finais do Mundial FIFA 2015 a equipa das Quinas venceu a Rússia após uma exibição perfeita e um jogo pleno de emoção.

O ambiente esta propicio a um grande jogo de Futebol de Praia. A arena da Praia da Baía estava a arrebentar com o apoio à nossa Seleção. Estávamos perto de chegar à tão desejada final, mas para isso tínhamos que ultrapassar a Rússia – que na altura era das Seleções mas difíceis de vencer.

A formação visitante até começou na frente do marcador. Um golo obtido após uma bola parada, mas a crença portuguesa, dentro e fora do areal, não abanou. Empurrados por um fantástico público chegamos ao empate com dois grandes golos. Primeiro por Jordan Santos e depois por Bê Martins. O empate chegou já no segundo tempo quando Portugal estava melhor no encontro.

Sem mais nenhum golo, no segundo período, as decisões, mas especialmente as emoções, foram vividas no derradeiro tempo. A formação orientada por Mário Narciso foi superior em todos aspetos. Passamos para a frente do marcador após um livre exemplar apontado por Bruno Novo.

Se a nossa arena já esta ao rubro, mais ficou com o quarto golo marcador por Bê Martins. Lançado por Elinton Andrade o camisola 11 rematou, de primeira, sem dar hipótese ao guardião adversário. Foi a loucura no areal de Espinho, estávamos perto do sonho e em casa. Até ao fim da partida o jogo foi sempre emotivo, e podia ter mais golos, mas o mais importante estava feito. A Seleção portuguesa chegava pela primeira vez a uma final de um Mundial FIFA. O resto… é a história do próximo capítulo! Todos os golos aqui

Mundial FIFA 2015 – Espinho
Meias Finais: 18-07-2025
Portugal 4-2 Rússia (2-1, 2-2 e 4-2)

Portugal: Elinton Andrade, Jordan Santos, Madjer, Bruno Novo, Belchior, Tiago Petrony, Rui Coimbra, Léo Martins, Alan, José Maria e Bê Martins.
Golos: Jordan Santos (8’), Bê Martins (11’), Bruno Novo (33’) e Bê Martins (34’).
Treinador: Mário Narciso

Rússia: Bukhlitskiy, Makarov, Shkarin, Leonov, Shaikov, Gorchinsky, Romanov, Krasheninnikov, Shishin, Paporotnyi, Peremitin e Ostrovskii.
Treinador: Mikhail Likhachev
Golos: Makarov (7’) e Shishin (13’)

Foto: FIFA