MUNDIAL FIFA 2009: PORTUGAL x URUGUAI

MUNDIAL FIFA 2009: PORTUGAL x URUGUAI

24 Janeiro, 2024

Este é mais um encontro da rubrica Jogos Histórico referentes aos mundiais FIFA. Na edição de 2009, disputada no Dubai, a equipa das Quinas terminou na terceira posição após vencer o Uruguai. Um jogo que contou com 21 golos e 7 “tentos” de Madjer.

Com o objetivo de conquistar o terceiro lugar, do pódio, a nossa Seleção não deu hipóteses ao Uruguai. O encontro contou, no primeiro tempo, com golos de Bruno Torres (2) e Madjer, colocando assim o resultado em 3-0. O Uruguai reduziu, por Coco, mas perto do primeiro descanso Zé Maria voltou a aumentar a vantagem portuguesa.

No reinício, da partida, um novo golo para a formação da América do Sul, apontado por Pampero mas praticamente na resposta, Madjer fez mais um a nosso favor. A formação orientada por José Miguel Mateus chegou ao 6-2 após um auto-golo de Miguel. O jogo estava rico “em balançar as redes” e a formação uruguaia fez mais um, desta vez por Matias Cabrera. A nossa formação aumentou o domínio de golos com mais três. Rui Coimbra, José Maria e Madjer foram os autores. O quarto golo da Seleção do Uruguai foi através de um auto-golo de Alan. Ainda neste tempo Ricar fez mais um para os sul americanos e Madjer para Portugal. Este que foi o seu quarto golo na partida.

Entramos no último tempo com quinze golos apontados e um 10-5 no marcador. Um jogo repleto de golos e de espetáculo. O Uruguai foi a primeira formação a marcar, no terceiro período, mas Portugal voltou a faturar e em dose dupla: Bruno Torres e Madjer. Foi de Oli que chegou o último “tento” do nosso adversário, mas o jogo não podia terminar sem Madjer voltar a faturar, e por duas vezes.

Mundial FIFA 2009 – Dubai
3º/4º lugar: 22-11-2009
Portugal 14-7 Uruguai (4-1, 10-5 e 14-7)

Portugal: Bruno Silva, Paulo Graça, Rui Coimbra, Nuno Tavares, Pedro Sousa, Bruno Torres, Alan, Madjer, Bruno Novo, José Maria e Belchior.
Treinador: Zé Miguel Mateus
Golos: Madjer (5’, 12’, 21’, 23’, 29’, 35’ e 35’), Bruno Torres (2’, 4’ e 25’), José Maria (10’ e 20’), Rui Coimbra (19’) e Miguel (15’ – própria baliza)

Uruguai: Diego, Coco, Parrillo, Ricar, Pampero, Martinho, Miguel, Oli, Fabiano e Matias Cabrera.
Treinador: Venâncio Ramos
Golos: Coco (5’), Pampero (12’), Matias Cabrera (17’), Ricar (23’), Fabiano (25’) Oli (31’) e Alan (21’ – própria baliza)

Foto: FIFA