MUNDIAL FIFA 2005: PORTUGAL x BRASIL

MUNDIAL FIFA 2005: PORTUGAL x BRASIL

10 Janeiro, 2024

Vamos para o segundo jogo da rubrica Jogos Históricos e hoje recordamos mais um encontro referente ao Mundial FIFA 2005. Um desafio a contar para as meias-finais diante do Brasil. Os canarinhos eram, e ainda são, um “osso duro de roer” mas a formação portuguesa nunca desistiu da partida e saiu vencedora. 

A 14 de maio de 2005 a equipa das Quinas derrotou o Brasil. Um grande jogo, com 12 golos, nos três períodos e no prolongamento, terminou com a nossa vitória nas grandes penalidades.

Foi no primeiro período que o encontro contou com mais golos. A nossa Seleção colocou-se em vantagem com os golos de Madjer e Marinho. Em cerca de um minuto os canarinhos chegaram ao empate com dois golos de Buru. À passagem do minuto 8’, Madjer voltou a marcar, mas pouco tempo depois o Brasil fez mais um, e de novo por Buru.

Já dentro do segundo tempo, os brasileiros passaram para a frente, do marcador, com dois golos. O empate foi desfeito por Benjamin e o quinto golo por Neném. O jogo estava a ser eletrizante, como foi sempre (e ainda é) um hábito, entre estas duas Seleções. A nossa formação reduziu o marcador, de novo por Madjer, e igualou já no derradeiro tempo. Nesse terceiro período só o golo de Madjer é que fez balançar as redes e assim levar o jogo para prolongamento.

No início do tempo extra, Alan colocou Portugal na frente do resultado mas, nos últimos segundos do prolongamento, Benjamin voltou a deixar tudo empatado. O jogo foi então decidido após grandes penalidades. O Brasil marcou o primeiro por Juninho, mas Portugal igualou por Alan. Na segunda grande penalidade, Jorginho falhou, para o Brasil, e Madjer selou a vitória a nosso favor.

Mundial FIFA 2005 – Rio de Janeiro
Meias finais: 14-05-2005

Portugal 6 (2)-(1) 6 Brasil (3-3, 4-5, 5-5 e 6-6 após prolongamento)

Portugal: Bruno Silva, Sérgio Coelho, Hernâni, Alan, Madjer, Marinho, Pedro Jorge, Belchior, João António, Nathan, Barraca e Tiago Oliveira “Jonas”
Treinador: Zé Miguel Mateus
Golos: Madjer (2’, 8’, 22’ e 27’), Marinho (4’) e Alan (36’).

Brasil: Robertinho, Pierre, Junior Negrão, Jorginho, Neném, Romário, Buru, Benjamin, Juninho, Betinho, Chumbinho e Bruno
Treinador: Jorge Ferreira Alves “Índio”
Golos: Buru (5’, 6’ e 8’), Benjamin (16’ e 37’) e Neném (22’)

Foto: FIFA