ANO 2023: OBJETIVO CUMPRIDO COM OS OLHOS EM 2024

ANO 2023: OBJETIVO CUMPRIDO COM OS OLHOS EM 2024

30 Dezembro, 2023

O principal objetivo, de 2023, da Seleção Nacional masculina foi concluído. A equipa das Quinas vai marcar presença no Mundial FIFA 2024 depois de garantir o seu lugar, em Baku, na disputa da qualificação europeia. Além dessa prova a nossa Seleção disputou mais três competições. Em termos individuais, e referente às quatro provas, Léo Martins foi quem mais marcou!

Principal objetivo foi uma realidade em Baku

Foi a 9 de julho que Portugal conquistou a sua presença para o próximo Mundial FIFA. Um feito após vencer a Dinamarca de uma forma sem deixar contestação. De relembrar que a formação dinamarquesa foi a sensação da prova e adivinhava-se um jogo complicado para a nossa equipa. Contudo uma excelente exibição portuguesa deu em vitória e qualificação para a prova mundial. Para trás ficaram os triunfos diante da Alemanha, França e Grécia.

Três provas com desfecho amargo

Depois de um início de ano demolidor, com oito vitórias em oito encontros amigáveis (já recordado aqui), a nossa Seleção iniciou as provas oficiais de 2023 na Polónia.  Na disputa dos Jogos Europeus, Portugal saiu sem medalhas, apesar de um início vitorioso. Três vitórias em três jogos na fase de grupos (Espanha, Azerbaijão e Polónia) colocavam a nossa equipa como uma das favoritas à conquista de medalhas. As derrotas diante da Suíça (meias-finais) e Espanha (3º/4º lugar) impediram tal feito.

Seguiu-se a qualificação para o próximo Mundial FIFA e os Jogos do Mediterrâneo. Na Grécia a ambição portuguesa era o Ouro mas ficamos pela Prata. Começamos por vencer o Egipto e depois a Itália, mas na final a Espanha foi superior.

 

As competições de 2023 terminaram em Alghero com a realização da Super Final da Liga Europeia. Na fase de grupos vencemos a Dinamarca, a Estónia e a França. Ultrapassamos os quartos-de-final, depois de vencer a Alemanha, mas nas meias-finais não conseguimos triunfar diante da Itália. Na luta por um lugar no pódio terminamos na quarta posição após duelo diante da Bielorrússia.

Números coletivos e individuais

Como já fizemos referência (podes voltar a ler aqui) a nossa Seleção apontou exatamente 100 golos nas provas oficiais de 2023. Um número redondo que teve como principal goleador, Léo Martins. O internacional português apontou um total de 21 “tentos” nas quatro competições. Enumerado um Top 5 seguimos com os 17 golos de Miguel Pintado e os 16 de Bê Martins. Com 14 tivemos Jordan Santos e Rui Coimbra, fecha estes cinco nomes, com 9 golos. Se olhamos para os golos sofridos foram 62.

Todos estes números são referentes aos 18 jogos oficiais realizados neste ano.