ANO 2023: O BRONZE EM ANO DE FINAIS

ANO 2023: O BRONZE EM ANO DE FINAIS

29 Dezembro, 2023

A nossa Seleção Nacional feminina continua o seu crescimento. Este foi mais um ano onde o desenvolvimento coletivo e individual foi uma realidade. Neste 2023 conquistamos uma medalha e dois segundos lugares.

O ano de 2023 iniciou com dois amigáveis. Estes foram os dois primeiros encontros de preparação, em toda a história, das comandadas de Alan Cavalcanti. Na Nazaré, e com transmissão no Canal 11, a equipa das Quinas derrotou, em dose dupla, a Ucrânia. Primeiro por 4-3 e depois em grandes penalidades (3-2) após um empate a três bolas.

A primeira competição do ano foi na Polónia. Na disputa dos Jogos Europeus a nossa formação chegou às medalhas, mais precisamente à de bronze. Um feito histórico, para Portugal e, para esta formação que já merecia uma conquista.

Começamos por vencer a Chéquia seguindo-se a Polónia. No jogo de acesso à final não ultrapassamos a Ucrânia. A Medalha de Bronze foi uma certeza após vencer a Polónia, no último dia de competição.

Contudo o terceiro posto nos Jogos Europeus não fez parar a ambição portuguesa. Viajamos até Itália com o objetivo de vencer a Super Final da Liga Europeia. Após derrotar os Países Baixos, a Ucrânia e a Chéquia, a equipa das Quinas chegou ao jogo do título. Esta foi a primeira final da formação portuguesa feminina em toda a história. No encontro decisivo defrontamos a Espanha e o jogo terminou com a vitória, pela margem mínima, para as espanholas.

 

A última prova, da nossa Seleção, neste 2023 foi realizada em Ayamonte. No areal espanhol a equipa orientada por Alan correu atrás da história e neste caso pelo Mundialito. Esta foi mais uma prova em que a Seleção da Espanha foi mais feliz e voltou a triunfar pela margem mínima.

Vencemos o primeiro encontro diante dos EUA. No dia seguinte derrotamos a Inglaterra mas no jogo “do tudo ou nada” a Espanha voltou a vencer, pela diferença de um golo.

Olhamos também para os números e neste caso para os jogos oficiais. A equipa portuguesa disputou 11 encontros em três competições. Apontamos um total de 31 golos e sofremos 20. Vencemos por 8 vezes e perdermos em 3. A nível individual, Erica Ferreira foi quem mais marcou mais precisamente por 5 vezes.