AS GOLEADAS E AS VITÓRIAS TANGENCIAIS

AS GOLEADAS E AS VITÓRIAS TANGENCIAIS

11 Dezembro, 2023

Os golos são o sal que alimentam os jogos, e neste caso, na nossa modalidade, dão uma cor bem diferente aos desafios. Espetacularidade, imprevisibilidade e quantidade são alguns dos motivos para que, os golos no Futebol de Praia, tenham um sabor diferente.

Nos primeiros anos, da história da nossa Seleção, muitas vitórias foram conquistadas com uma diferença muito alargada de golos. Hoje em dia, isso acontece menos vezes e até surgem mais triunfos com diferenças mínimas, ou apenas um golo apontado. Um dos motivos é a evolução da modalidade e neste caso das Seleções.

Neste artigo, enumeramos seis das maiores goleadas da equipa das Quinas, e outros seis encontros, com vitórias pela diferença mínima.

Seis goleadas que ficam para a história

Foi no ano de 1998 que Portugal conquistou a sua primeira vitória com dois dígitos de golos apontados. No primeiro jogo do Campeonato do Mundo, desse mesmo ano, a nossa formação venceu o Chile por 11-1. No ano seguinte uma nova vitória por números estrondosos. Em areal espanhol, e a contar para a Liga Europeia, Portugal venceu a Itália por 13-3. Foi também a contar para a prova europeia, que a formação portuguesa conquistou, a vitória com um maior número de golos apontados até ao momento. No ano de 2001, em Itália, a equipa das Quinas derrotou a Irlanda por 22-1.

O triunfo seguinte acontece no Mundial FIFA 2006. Ao terceiro desafio da prova a nossa Seleção derrotou as Ilhas Salomão por 14-2. Segue-se duas vitórias mais recentes. Em 2016, e no caminho para mais um Mundial FIFA, Portugal derrotou a Moldávia por 15-0. As vitórias por números alargados também aconteceram no Mundialito. Em areal de Cascais, no ano de 2016, a nossa formação venceu a China, por 14-0.

Seis vitórias com poucos golos

É muito raro os jogos de Futebol de Praia terminarem apenas com um golo. No ano de 2001 vencemos dois desafios com apenas um golo e diante do mesmo adversário. No percurso para a conquista do primeiro Campeonato do Mundo a nossa formação derrotou a Espanha por 1-0. Também frente aos espanhóis aconteceu o mesmo resultado, mas a contar para o Mundialito.

Viajamos até ao ano de 2007 mais precisamente até à Taça da Europa. Ao terceiro desafio, em Tarragona (Espanha), Portugal venceu a Suíça por 2-1. O golo do triunfo foi apontado no prolongamento do desafio.

Um ano depois, e em mais um caminho até ao Mundial FIFA, Portugal derrotou a Rússia, por 2-1. No primeiro desafio da Liga Europeia de 2015 ultrapassamos a Grécia também por 2-1. Terminamos, este artigo, com uma vitória recente e apenas com um golo. Na qualificação para o Mundial FIFA 2021, a formação das Quinas, em pleno areal da Nazaré, derrotou a Ucrânia por 1-0.