OS NOMES QUE MARCARAM 2023

OS NOMES QUE MARCARAM 2023

10 Novembro, 2023

Com o fim da temporada 2023 chegou a hora de enumerar os feitos coletivos e individuais. Neste artigo vamos mencionar os atletas que mais golos marcaram nas provas masculinas, disputadas em Portugal.

Esta análise foi feita através da recolha dos dados publicados no site da Federação Portuguesa Futebol e da Beach Soccer Worldwide. No Campeonato Elite, Campeonato Nacional, Euro Winners CUP e Euro Winners Challhenge, enumeramos cinco posições. Já na Taça de Portugal são três e na Taça Nacional uma posição. Em caso do mesmo número de golos atribuímos a mesma posição aos atletas.

Campeonato Elite: Filipe Silva (SC Braga) – 21 golos

Mais um ano em que o Campeonato Elite foi recheado de golos. O SC Braga foi o grande vencedor e colocou três atletas no topo da lista. O melhor marcador da principal competição nacional foi Filipe Silva. O jogador brasileiro apontou um total de 21 “tentos”.

Na segunda posição ficaram mais dois bracarenses! Com 18 golos, cada um, tivemos Jordan Santos e Miguel Pintado. De referir que Pintado foi o melhor marcador da fase regular, com 17 “tentos”.

Continuamos a listagem com Chiky Ardil. O espanhol da ACD O Sótão fez 15 golos pela formação da Nazaré. Seguiu-se dois nomes “tugas”. Com a camisola do CD Nacional, André Pinto fez 14 e João Gonçalves “Von”, da AFD Torre, apontou 13.

Campeonato Elite: Thales Nascimento (AD Nazaré) – 22 golos

Na segunda divisão nacional, Thales Nascimento, da AD Nazaré, reinou com 22 golos. Continuando a olhar para a Série Norte, Jesus Candia (AD Nazaré) e Nuno Rego (ADCR Caxinas) fizeram um total de 16. Pela formação do Vila Flor SC, Francisco Neto somou 15 e Luiz Paixão marcou por 14 vezes. Fechamos, esta Série, com Rodrigo Carvalho (GD Ilha) com um total de 13 golos.

Vamos até aos nomes que mais marcaram na Série Sul e encontramos, na primeira posição, um trio com o mesmo número. Com 13 “tentos” terminaram a prova nacional, Diogo Bernardo (GD Sesimbra), Gonçalo Marques (GD Sesimbra) e Ivo Mendes (GD Alfarim).

Já com 12, tivemos David Mafra (GD Alfarim) e Nuno Almeida (CF Estrela), e com 11 golos somados, ficou Gonçalo Oeiras (Vitória FC). Continuamos com os 10 golos de William Fadini (AD Tavira Praia), e com os 9 de Pedro Queijeira (São Domingos FC).

Taça de Portugal: Ricardo Évora (CCD Porto Mendo) – 10 golos

Na prova rainha do Futebol de Praia nacional enumeramos três nomes. O melhor marcador foi Ricardo Évora (CCD Porto Mendo) com 10 golos. Seguiu-se João Gonçalves “Von” (AFD Torre) com 8 “tentos” e o pódio fecha com os 7 golos de André Pinto (CD Nacional).

Taça Nacional: Ricardo Évora e Gonçalo Correia (CCD Porto Mendo) – 7 golos

Pela primeira vez, na história na nossa modalidade, disputou-se a Taça Nacional. Uma prova que permitiu a subida ao Campeonato Nacional de quatro equipas. O CCD Porto Mendo foi uma dessas formações que garantiu a presença na segunda divisão nacional em 2024. A formação de Tomar contou, entre outros, com os golos de Ricardo Évora e Gonçalo Correia. Cada um deles apontou 7, sendo assim os melhores marcadores da mais recente prova portuguesa.

Euro Winners CUP e Euro Winners Challenge: Francisco Guerra (AD Buarcos) – 14 golos

Fechamos esta análise com os melhores marcadores, entre as equipas portuguesas masculinas, que disputaram a Euro Winners CUP e a Euro Winners Challenge. No total das provas europeias, Francisco Guerra (AD Buarcos) foi o rei com 14 golos. Continuamos com três nomes do SC Braga, Léo Martins com 12 golos, Jordan Santos e Miguel Pintado, ambos com 10 golos, cada um. Mais uma vez esta dupla repetiu o mesmo número de “tentos” em provas nacionais.

Nestas competições europeias enumeramos mais três nomes. Com a camisola do Leixões SC, Belchior apontou 8 golos e Luis Santos “Iga” fez 7. Duarte Vivo (ACD O Sótão) é outro goleador de 2023. Neste caso fez também 7 golos junto dos melhores da europa.

Este não será o único artigo acerca dos melhores marcadores do ano de 2023. As competições femininas não serão esquecidas e também terão a sua devida análise.