CONTINUAR A FAZER HISTÓRIA NA LIGA EUROPEIA

CONTINUAR A FAZER HISTÓRIA NA LIGA EUROPEIA

18 Setembro, 2023

Em Itália também vai ser disputada a Super Final da Liga Europeia entre Seleções Femininas. A formação portuguesa volta a marcar presença e depois da terceira posição, na época passada, o foco é o título!

Um reencontro e o adversário mais frequente

A nossa Seleção está inserida no Grupo C juntamente com os Países Baixos (Holanda) e a Ucrânia. O primeiro desafio será realizado diante das holandeses. Este que será o segundo desafio entre estas duas formações na modalidade. No ano de 2016, na 1ª edição da Taça da Europa entre Seleções femininas (que nos últimos anos não tem sido realizada) a equipa portuguesa triunfou por 4-3.

O segundo encontro será frente à Ucrânia. Nas duas edições anteriores da Liga Europeia as ucranianas tem se cruzado no caminho de Portugal. Foi diante da Ucrânia que terminamos a Liga Europeia 2021 na quinta posição, e na época passada, chegamos ao pódio, após mais uma vitória diante da mesma formação.

Já este ano vencemos as ucranianas nos dois jogos amigáveis, no arranque da temporada, na Nazaré. A única derrota, de 2023, da formação orientada por Alan Cavalcanti é diante da Ucrânia, mais precisamente nos Jogos Europeus.

Desde 2021 que Portugal já defrontou a Ucrânia em seis partidas (competições oficiais e amigáveis). Vencemos em quatro ocasiões e perdemos em duas. Já apontamos 15 golos e sofremos 13.

As convocadas de Alan Cavalcanti

Para a prova europeia o nosso Selecionador chamou: Edna Peralta, Ema Toscano, Inês Cruz, Joana Flores e Petra Reis (ACD O Sótão); Daniela Pereira e Joana Lucas (AD Nazaré); Andreia Silva, Cristiana Costa, Érica Ferreira e Jamila Marreiros (AD Pasteis Bola) e Marta Simões (GD Ilha).

De referir que três atletas fizeram parte dos trabalhos da formação portuguesa, em solo nacional, mas não seguiram para Itália: Francisca Ferreira (ACD Santo Estêvão); Catarina Mesquita (ACD O Sótão) e Susana Silva (AD Nazaré).

O formato e os vencedores

A Chéquia, a Itália e a Suécia fazem parte do Grupo A. Já no Grupo B estão as formações da Espanha, Inglaterra e Polónia. Avançam para as meias finais os vencedores dos três grupos mais o melhor segundo. No dia seguinte, às meias finais, iremos conhecer a Seleção vencedora após a disputa da final. Nas duas anteriores edições a Rússia venceu em 2021 e a Espanha em 2022.

Jogo 1 – 20 de setembro: Portugal X Países Baixos (11h45)

Jogo 2 – 22 de setembro: Portugal X Ucrânia (15h45)

*Horas em Portugal continental. Em Itália é mais uma hora.

Foto: FPF