SAÍMOS DA GRÉCIA COM A MEDALHA DE PRATA

SAÍMOS DA GRÉCIA COM A MEDALHA DE PRATA

12 Setembro, 2023

A Seleção portuguesa voltou a conquistar a Medalha de Prata nos Jogos do Mediterrâneo. Em areal grego os três encontros foram duros e difíceis. Na final os espanhóis foram mais eficazes, defenderam bem a sua vantagem e levaram o Ouro. Agora o nosso foco é a Super Final da Liga Europeia.

Jogo 1: Portugal 5-3 Egipto (2-1, 3-2, 3-3 e 5-3 após prolongamento)
Golos: Léo Martins (2), Bê Martins, Elinton Andrade e André Lourenço

A equipa das Quinas começou por vencer o Egipto no primeiro desafio. O encontro foi duro mas terminou com uma vitória, justa, após prolongamento.

A Seleção africana chegou primeiro à vantagem mas ainda dentro, do primeiro tempo, Léo Martins e Bê Martins viraram o resultado a nosso favor. Nos segundos doze minutos o Egipto chegou à igualdade mas nos momentos finais, para o fim do segundo período, Léo Martins voltou a colocar Portugal na frente do resultado.

O derradeiro período foi, ainda, mais duro e apenas o golo do Egipto mexeu com o resultado. Empate ao fim dos três períodos mas no prolongamento a formação portuguesa não facilitou.Logo nos primeiros momentos, do tempo extra, Andrade desfez a igualdade após um excelente remate. As dúvidas, quanto ao vencedor, terminaram com o “tento” de André Lourenço.

Jogo 2: Portugal 4(5)-(4)4 Itália (1-0, 2-1, 3-3 e 4-4 após prolongamento)

Golos: Rui Coimbra, André Lourenço, Léo Martins e Jordan Santos

A nossa Seleção chegou à final dos Jogos do Mediterrâneo após derrotar a Itália, nas grandes penalidades. Apesar de Portugal ter estado sempre por cima do resultado os italianos nunca desistiram e levaram o jogo para prolongamento, com dois golos nos últimos momentos do terceiro tempo.

No primeiro período o golo de Rui Coimbra colocou a nossa formação em vantagem. Nos inícios do segundo tempo os italianos igualaram o marcador, mas a equipa das Quinas não se deixou ir a abaixo. Continuou a fazer o seu jogo, a ser superior e chegou ao golo por André Lourenço. Fomos superiores no último período e chegamos a mais um golo, desta vez, por Léo Martins. O resultado estava a nosso favor, mas nos últimos minutos, dois tentos da Itália levou o jogo para prolongamento.

No tempo extra a Seleção nerazzurra passou para a frente do marcador, mas Jordan Santos voltou a colocar tudo empatado. Os comandados de Mário Narciso não desistiram, mas o golo não chegou. Nas grandes penalidades acabamos por vencer por cinco bolas a quatro.

Final: Espanha 3-0 Portugal (1-0, 2-0 e 3-0)
Golos:

A nossa Seleção entrou com o pensamento em chegar ao Ouro. O duelo ibérico já se adivinhava difícil, como sempre acontece. A Espanha teve a sorte do jogo e conquistou a vitória.

Os comandados de Mário Narciso, apesar de terem mais bola, não tiveram muitas oportunidades de golo. Os “tentos” espanhóis foram apontados um em cada parte, algo atípico no Futebol de Praia. Esta era uma final que a história não queria que fosse escrita por nós. Quando já se esperava pelo golo lusitano algo acontecia e a bola não entrava. No lado contrário a Espanha marcava quando menos se esperava e nos dois recomeços da partida. A equipa das Quinas sai da Grécia com a Medalha de Prata, assim como tinha acontecido na edição de 2019.

Agora é hora de mudar o foco e trabalhar para voltar a conquistar a Super Final da Liga Europeia.