JOGOS DO MEDITERRÂNEO ESTÃO A CHEGAR

JOGOS DO MEDITERRÂNEO ESTÃO A CHEGAR

5 Setembro, 2023

A equipa das Quinas começou ontem a preparar a próxima edição dos Jogos do Mediterrâneo. A prova realiza-se em Heraklion (Grécia) de 9 a 12 de setembro.

A Seleção Nacional está de regresso ao trabalho e em Sesimbra já se prepara a próxima competição. Os Jogos do Mediterrâneo 2023 voltam a ser realizados na Grécia. Além de Portugal vão marcar presença as Seleções do Egipto, da Espanha, da França, da Grécia, da Itália e de Marrocos.

Grupos e formato: 

A prova está dividida em dois grupos, sendo que no grupo (B) de Portugal estão apenas mais duas Seleções: Itália e Egipto. Já no Grupo A são quatro as formações que vão disputar esta fase: Espanha, França, Grécia e Marrocos.

Os vencedores de cada grupo vão disputar a final dos Jogos do Mediterrâneo 2023, os segundos classificados lutam pelo 3º/4º lugar e os terceiros pela 5º e 6º posição. A formação que terminar no último lugar do Grupo A , fica no 7º lugar da classificação geral.

Adversários de Portugal: 

Os comandados de Mário Narciso entram no areal grego no dia 10 (domingo) para defrontar o Egipto. Uma equipa que apenas em uma ocasião, da história da modalidade, defrontou Portugal. O jogo foi referente à Taça Intercontinental 2017 e terminou com a nossa vitória em grandes penalidades. Após os três períodos de jogo, e prolongamento, registou-se um empate a seis bolas. A história também nos diz que as Seleções africanas são “um osso duro de roer” por isso não se espera uma partida fácil para Portugal.

Segue-se a Itália no dia 11 (segunda-feira)! Os italianos são, na teoria, o adversário mais difícil desta fase de grupos. Um duelo europeu que tem corrido bem para as nossas cores. Foi precisamente na edição nos Jogos do Mediterrâneo 2019 que Portugal perdeu (7-5) pela última vez diante da Itália. Desde desse encontro, a equipa das Quinas soma quatro vitórias, a última das quais, na Super Final da Liga Europeia 2022, por 8-3.

Convocados e os jogos de Portugal:

Para esta prova Mário Narciso convocou 12 atletasBernardo Lopes e Rui Coimbra (ACD O Sótão); Rodrigo Pinhal (CD Nacional); Elinton Andrade (Flamengo BS); Rúben Regufe (Leixões SC); André Lourenço, Bê Martins, Bruno Torres, Jordan Santos, Léo Martins, Miguel Pintado e Rúben Brilhante (SC Braga)

Jogo 1: 10 de setembro | 15H30* – Portugal X Egipto
Jogo 2: 11 de setembro| 14h00* – Portugal X Itália
Jogo 3: 12 de setembro | a definir

*Horas em Portugal continental na Grécia são mais 2 horas.

 

Esta será a 3ª edição dos Jogos do Mediterrâneo. A prova começou a ser disputada em 2015, em Itália, e terminou com a vitória da Seleção da casa. No ano de 2019, na Grécia, Portugal marcou presença pela primeira vez e em ano de estreia disputou a final com a Seleção italiana. Contudo a Itália venceu, por 7-5, e voltou a conquistar a Medalha de Ouro. A equipa das Quinas trouxe para casa a Medalha de Prata.

Foto: FPF