CN FEMININO: EDIÇÃO 2023 JÁ ARRANCOU

CN FEMININO: EDIÇÃO 2023 JÁ ARRANCOU

18 Julho, 2023

Já começou o Campeonato Nacional Feminino 2023. No passado fim de semana realizou-se a primeira jornada no Campo das Lagoas (Leiria). 

A jornada inaugural contou com a vitória da AD Pasteis diante da ACD O Sótão. Na reedição, das finais, dos dois anteriores campeonatos a formação de Lisboa levou a melhor por 3-2. No outro desafio a equipa do GD Estoril Praia venceu o GD Ilha também por 3-2. Além destas quatro equipas também a AD Nazaré faz parte desta fase regular.

A seguinte jornada disputa-se na próxima semana, mas precisamente no dia 23 de julho, e de novo no Campo das Lagoas. Segue-se mais uma jornada no dia 29 em Chelas. As duas últimas jornadas, desta fase, serão disputadas no primeiro fim de semana de agosto (dias 5 e 6) na Nazaré. 

Formato:
A edição de 2023 é composta por três fases: Fase Regular, Play-Off de acesso à 3ª Fase e Apuramento de Campeão. A primeira fase conta com as 5 equipas já referidas, desse número apenas as duas primeiras classificadas chegam à fase de apuramento de campeão.

O play-off de acesso à fase de apuramento de campeão é disputado pelas equipas representantes das Associações Distritais e Regionais, mais precisamente da Competição Interdistrital Vila Real/Bragança, da Competição Interdistrital Aveiro/Viseu, da Competição Interdistrital Castelo Branco e da Competição Interdistrital Coimbra. No dia 6 de agosto, na Praia de Buarcos, serão realizados os seguintes desafios deste play-off: Representante da AF Aveiro / Viseu x Representante da AF Castelo Branco e Representante da AF Vila Real / Bragança x Representante da AF Coimbra. Os vencedores deste encontros seguem para a fase de apuramento de campeão onde já vão estar as duas equipas que chegam da fase regular.

A fase final (apuramento de campeão) será realiazada nos dias 12 e 13 de agosto, com a disputa das meias finais, 3º/4º lugar e final. Esta é a terceira edição do Campeonato Nacional Feminino, prova que já foi conquistada pela ADC O Sótão (2021) e AD Pasteis (2022).

 

Jornada 1 – Campo das Lagoas (Leiria)

ACD O Sótão 2-3 AD Pasteis 
Golos da ACD O Sótão: Ema Toscano e Edna Peralta
Golos da AD Pasteis: Andreia Silva, Cristiana Costa e Érica Ferreira

GD Estoril Praia 3-2 GD Ilha
Golos do GD Estoril Praia: Mariana Rosa (2) e Mariana Prazeres
Golos do GD Ilha: Lara Coutinho e Marta Simões