15 CURIOSIDADES DA EURO WINNERS CUP

15 CURIOSIDADES DA EURO WINNERS CUP

5 Junho, 2023

A Euro Winners CUP está a chegar! A contagem decrescente já começou e neste artigo queremos dar-te a conhecer, ou a recordar, algumas das curiosidades portuguesas ao longo da história da prova. 

  • O CF Os Belenenses foi a primeira equipa portuguesa a disputar a Euro Winners CUP. No ano de 2013 (em Itália) a formação de Belém também entrou a vencer na prova. Vitória por 6-5 diante do SC Montredon Bonneveine (França). Nesse encontro Jordan Santos fez dois golos, sendo assim o primeiro português a marcar com as cores de uma equipa “tuga”. 
  • Belchior e Madjer foram os primeiros jogadores nacionais a vencer a Euro Winners CUP. Foi na edição de 2013, a primeira da história da prova, que os dois internacionais pela nossa Seleção ergueram o troféu pelo Lokomotivo Moscovo
  • Foi no ano de 2017 que a Euro Winners CUP chegou a Portugal. No primeiro dia realizou-se os primeiros jogos de qualificação. O CF Os Belenenses e o CD Nacional foram as primeiras equipas portuguesas a pisar o areal nazareno. A formação madeirense foi a única, das duas, que venceu o desafio inaugural – diante do UD Levante após prolongamento. De ressalvar que Pedro Vasconcelos foi o primeiro português a marcar na Nazaré. 
  • O CD Nacional foi o primeiro clube português a ultrapassar, a fase de grupos, das eliminatórias. No ano de 2017 a formação madeirense venceu o seu Grupo e avançou para a segunda fase de grupos das qualificações.
  • A primeira final, com pelo menos uma equipa portuguesa, em areal nazareno foi logo na primeira edição. Em 2017 o SC Braga disputou o grande jogo e venceu o Artur Music (Ucrânia) por 8-5. Assim sendo este também foi o primeiro titulo de uma formação portuguesa em toda a história da prova.
  • No ano de 2017 a competição feminina também contou com presença portuguesa. Uma Seleção de jogadoras da AF Leiria formaram a equipa representante, do nosso país, sendo assim a primeira de toda a história a disputar a prova. O primeiro jogo aconteceu diante das russas da WFC Zvezda e a primeira vitória, no dia seguinte, frente à HTC Zwolle, da Holanda.
  • A maior vitória da história pertence à CB Loures e diante de uma formação portuguesa. No ano de 2021 a equipa de Loures venceu o CCD Porto Mendo por 22-3. A diferença de 19 golos é assim a maior de sempre num desafio da Euro Winners CUP.
  • A edição de 2022 foi aquela que contou com mais equipas portuguesas (masculinas e femininas). No total foram mais precisamente 23 formações nacionais. Ao longo da história já disputaram 39 equipas portugueses (masculinas e femininas) a competição.
  • A primeira final, em toda a história, entre equipas do mesmo país aconteceu em 2022 e logo entre clubes portugueses. A CB Loures sagrou-se campeã europeia depois de vencer o SC Braga, por 3-1.
  • Desde 2017, e na Nazaré, já foram realizados 47 jogos entre equipas portuguesas. O primeiro aconteceu nesse mesmo ano entre as formações do SC Braga e da ACD O Sótão. 
  • Na edição de 2019, Jordan Santos foi eleito o Melhor Jogador da prova. Esta foi a primeira distinção individual, de um jogador português, na Nazaré.
  • Na edição de 2020, da Euro Winners CUP Feminina, Mariana Filipa sagrou-se na primeira portuguesa a vencer a prova. Um título conquistado com as cores da formação ucraniana da Mriya 2006.
  • Em 2021, Bernardo Lopes vence o troféu de Melhor Marcador na competição. Ao serviço do GR Amigos Paz apontou 18 golos e tornou-se no primeiro jogador português a levar para casa o troféu, ao serviço de uma equipa portuguesa.
  • Na baliza da CB Loures, Elinton Andrade foi distinguido como o Melhor Guarda Redes na edição de 2022. O guardião da nossa Seleção foi assim o primeiro internacional, das Quinas, a vencer o troféu.
  • A competição feminina também conta com um nome português nos prémios individuais. Melissa Gomes já foi eleita como Melhor Marcadora em três ocasiões (2018, 2019 e 2022)