QF. MUNDIAL FIFA 2019: O PRIMEIRO PASSO PARA MAIS UM TÍTULO

QF. MUNDIAL FIFA 2019: O PRIMEIRO PASSO PARA MAIS UM TÍTULO

2 Junho, 2023

O caminho para a conquista do Mundial FIFA 2019 passou por Moscovo. Nas eliminatórias de acesso ao Paraguai a nossa formação conseguiu o seu lugar, para a grande prova Mundial, após terminar na 5ª posição as qualificações. Uma vitória, após grandes penalidades, diante da Espanha abriu caminho para mais um título Mundial.

Foi em Moscovo (Rússia), de 19 a 27 de Julho, que a nossa Seleção disputou a prova de qualificação para o Mundial FIFA 2019. Foi preciso esperar pelo último dia para agarramos o nosso passaporte para as grandes decisões. O caminho até esse dia até começou bem, mas enfrentou percalços e acabou em glória.

Tudo começou com três triunfos na primeira fase de grupos. Duas vitórias expressivas, a primeira diante da Moldávia (13-3), e a segunda frente à Noruega (12-1). Fechamos o Grupo B na primeira posição após derrotar a França (3-1).

No acesso à segunda fase de grupos não demos hipóteses à Lituânia e voltamos a vencer com uma chuva de golos (8-3). Contudo a segunda fase de grupos, e decisiva, não foi fácil. A equipa das Quinas ficou inserida no Grupo 1, juntamente com a Bielorrússia, Polónia e Itália. Apenas os primeiros e segundos classificados, de cada grupo, ficavam desde logo qualificados para o Mundial FIFA.

Esta fase não iniciou da melhor maneira. A nossa Seleção começou por perder diante da Bielorrússia (3-2). Seguiu-se o triunfo diante da Polónia (8-3) mas uma nova derrota, desta feita, frente à Itália (4-3), colocou Portugal na terceira posição do Grupo I.

A última hipótese de chegar ao Mundial FIFA 2019 era vencer o desafio do 5º/ 6º lugar. O adversário foi a Espanha e como já se previa a partida foi de loucos. Golos, emoção e incerteza no resultado é tudo que tivemos ao longo dos três períodos e prolongamento. A decisão foi encontrada através de grandes penalidades. A equipa das Quinas marcou por duas vezes e os espanhóis em uma ocasião. A outra, da equipa espanhola, foi defendida por Andrade! Aquela que viria a ser a primeira defesa para a conquista de mais um título Mundial, meses depois.

Após esta qualificação também a Rússia, Itália, Bielorrússia e Suiça garantiram um lugar no Mundial FIFA 2019.

LISTA DE CONVOCADOS: Andrade, André Lourenço, Belchior, Bruno Torres, João Gonçalves “Von”, Jordan Santos, Léo Martins, Madjer, Ricardinho, Ruben Brilhante, Rui Coimbra e Tiago Petrony. Treinador: Mário Narciso

RESULTADOS / MARCADORES:

Grupo B / JORNADA 1: Portugal 13-3 Moldávia
Marcadores: Jordan Santos (3), Belchior (3), Léo Martins (2), João Gonçalves (2), Madjer (2) e Rui Coimbra

Grupo B / JORNADA 2: Portugal 12-1 Noruega
Marcadores: Léo Martins (3), Jordan Santos (2), Madjer (2), André Lourenço (2), Ruben Brilhante (2) e Rui Coimbra

Grupo B / JORNADA 3: Portugal 3-1 França
Marcadores: Belchior, Madjer e Andrade

Play-off: Portugal 10-1 Lituânia
Marcadores: Madjer (3), Belchior (2), Léo Martins, João Gonçalves, Rui Coimbra, André Lourenço e Ruben Brilhante

Grupo II / JORNADA 1: Portugal 2-3 Bielorrússia
Marcadores: João Gonçalves “Von (2)

Grupo II / JORNADA 2: Portugal 8-3 Polónia
Marcadores: João Gonçalves “Von” (2), Léo Martins (2), Jordan Santos, Madjer, Rui Coimbra e Ruben Brilhante

Grupo II / JORNADA 3: Portugal 3-4 Itália
Marcadores: Jordan Santos (2) e Léo Martins

4º/5º Lugar: Portugal 5(2)-(1)5 Espanha
Marcadores: Léo Martins (3), João Gonçalves “Von” e Rui Coimbra