QF. MUNDIAL FIFA 2017: O REGRESSO APÓS PASSAGEM POR JESOLO

QF. MUNDIAL FIFA 2017: O REGRESSO APÓS PASSAGEM POR JESOLO

28 Maio, 2023

Voltamos a recordar as qualificações europeias, da nossa seleção, para os mundiais FIFA. Depois de falhar o Mundial 2013 e de não participar nas eliminatórias em 2014, devido ao nosso país ter organizado a prova, no ano seguinte, Portugal voltou a garantir o seu lugar no ano de 2016. Em Jesolo (Itália) a prova foi realizada de 2 a 11 de setembro mas referente ao Mundial FIFA 2017.

Com vista à prova final as eliminatórias foram disputadas pela primeira vez em dois grupos. Numa primeira fase, e dentro do Grupo B, a equipa das Quinas defrontou a Inglaterra, a Moldávia e a Roménia. Após três vitórias em três jogos a nossa formação venceu o seu grupo com 9 pontos e com uma média de 8 golos por jogo.

A equipa portuguesa começou por vencer a Moldávia, seguindo-se a Roménia e por último a Inglaterra. Em três jogos a formação das Quinas apenas sofreu um golo, diante dos ingleses. Também frente à Seleção inglesa, Madjer apontou o seu golo 1000 com a camisola das Quinas. Um marco histórico para todos nós e claro para a nossa lenda.

Na segunda fase de Grupos a nossa Seleção ficou no Grupo II juntamente com a Bielorrússia, França e Grécia. A equipa portuguesa voltou a vencer os três desafios e qualificou-se para o Mundial FIFA 2017. Tudo começou com mais um triunfo alargado, desta vez diante da Grécia, e seguiu-se com a vitória diante da França. O apuramento para as Bahamas foi garantido após a vitória diante da Bielorrússia.

O objetivo estava concretizado mas queríamos mais. Contudo, nas meias-finais, defrontamos a Suíça e não conseguimos vencer. No dia seguinte, e a contar para o 3º/ 4ª lugar, fomos superiores à Itália e conquistamos a terceira posição. Além de Portugal, garantiram um lugar nas Bahamas as Seleções da Polónia, Suíça e Itália.

LISTA DE CONVOCADOS:  Alan, Andrade, Bê Martins, Belchior, Bruno Novo, Bruno Torres, Jordan Santos, José Maria, Léo Martins, Madjer, Nuno Hidalgo, Rui Coimbra e Tiago Petrony. Treinador: Mário Narciso.

RESULTADOS / MARCADORES:

Grupo B / JORNADA 1: Portugal 15-0 Moldávia
Marcadores: Léo Martins (4), Jordan Santos (3), Bruno Novo (2), Rui Coimbra (2), Bê Martins, Madjer, Zé Maria e Alan.

Grupo B / JORNADA 2: Portugal 11-0 Roménia
Marcadores: Jordan Santos (3), Rui Coimbra (2), Bruno Torres (2), Bê Martins, Bruno Novo, Zé Maria e Alan.

Grupo B / JORNADA 3: Portugal 8-1 Inglaterra
Marcadores: Madjer (2), Belchior (2), Bê Martins, Jordan Santos, Rui Coimbra e Léo Martins

Grupo II / JORNADA 1: Grécia 0-8 Portugal
Marcadores: Jordan Santos (3), Belchior, Bruno Novo, Rui Coimbra, Léo Martins e Alan.

Grupo II / JORNADA 2: Portugal 5-3 França
Marcadores: Madjer (2), Bê Martins, Jordan Santos e Bruno Novo

Grupo II / JORNADA 3: Portugal 5-4 Bielorrússia
Marcadores: Jordan (2), Madjer, Belchior e Zé Maria

Meias-finais: Portugal 1-3 Suíça
Marcadores: Madjer

3º/4º Lugar: Itália 3-8 Portugal
Marcadores: Madjer (3), Rui Coimbra (2), Bê Martins (2) e Alan