EWC 2023: TOTAL DE PRESENÇAS DAS EQUIPAS PORTUGUESAS

EWC 2023: TOTAL DE PRESENÇAS DAS EQUIPAS PORTUGUESAS

21 Maio, 2023

Na próxima edição da Euro Winners CUP (masculina e feminina) e da Euro Winners Challenge vão estar um total de 17 equipas portuguesas. Cinco formações na competição masculina e o mesmo número entre as formações femininas. Já na Challenge estarão sete equipas representando as nossas cores.

Na temporada passada registou-se um total de 23 formações, sendo o maior número desde que a prova europeia é realizada em Portugal. Este ano serão 17, o mesmo que na edição de 2018. Esse número foi superior em 2019 e 2021, com um total de 19 em cada edição. Na primeira vez, na Nazaré, marcaram presença 10 equipas, e em ano da pandemia COVID-19 foram 6, os clubes portugueses em prova.

Olhando para as equipas que vão estar, esta temporada, na prova europeia (e já contando com esta futura edição) o SC Braga soma 10 presenças ao longo da história. A par dos minhotos a ACD O Sótão e o GR Amigos Paz totalizam todas as edições no areal nazareno, mais precisamente 7. O CD Nacional e o Varzim SC vão somar 5 participações, assim como a AD Buarcos. A ACD O Sótão B volta a disputar a Challenge e assim somará 4 presenças (sendo elas todas consecutivas), assim como o GD Sesimbra e o São Domingos FC que chegarão ao mesmo número (4). Esta será a terceira participação, consecutiva, para o Vila Flor SC e a segunda, depois da estreia em 2022, para as equipas da AD Nazaré e CB Viseu.

Nas formações femininas portuguesas, o GD Estoril Praia e o SandGames Figueira vão fazer a estreia na Euro Winners CUP. Já as equipas da ACD O Sótão e da AD Pasteis vão para a terceira participação, e a AD Nazaré para a segunda.

Presenças em toda a história da prova (apenas os clubes que vão disputar a edição de 2023):

Euro Winners CUP e Euro Winners Challenge: SC Braga (10); ACD O Sótão (7); GR Amigos Paz (7); CD Nacional (5); Varzim SC (5), AD Buarcos (5), ACD O Sótão B (4); GD Sesimbra (4); São Domingos FC (4); Vila Flor SC (3); AD Nazaré (2) e CB Viseu (2).

Euro Winners CUP feminina: ACD O Sótão (3); AD Pasteis (3); AD Nazaré (2); GD Estoril Praia (1) e SandGames Figueira (1).

*Atualização a 3 de junho de 2023: Devido à desistência da formação SA MVR (Bulgária) o Leixões SC também irá participar na Euro Winners Challenge. Esta será a segunda vez que a formação de Matosinhos disputa a prova europeia, depois da estreia em 2018. Assim sendo serão 18 equipas a pisar o areal da Nazaré neste 2023.