QF. MUNDIAL FIFA 2011: BIBIONE VIU TERCEIRO APURAMENTO CONSECUTIVO

QF. MUNDIAL FIFA 2011: BIBIONE VIU TERCEIRO APURAMENTO CONSECUTIVO

16 Maio, 2023

Continuamos a recordar as qualificações de Portugal para os mundiais FIFA. Pela terceira vez consecutiva a nossa formação voltou a seguir, para a fase final da competição mundial, após disputar o apuramento europeu. Em Bibione (Itália) a prova foi realizada em julho de 2010 mas o Mundial FIFA foi disputado no ano seguinte.

Foi em julho de 2010 que a equipa das Quinas começou a traçar o seu caminho para mais uma prova mundial, que viria a ser realizada um ano depois. Inseridos no Grupo D, a nossa formação defrontou a Estónia, Inglaterra e Israel. O primeiro desafio foi diante da Seleção israelita e terminou com o nosso triunfo por 7-3. Seguiu-se as vitórias pelo mesmo resultado diante da Estónia e da Inglaterra. A Seleção Nacional venceu os dois jogos por 6-3 e terminou, na 1ª posição, o seu grupo com 9 pontos. Apontou 19 golos e sofreu 9, fazendo assim uma média de 6,3 golos marcados e 3 sofridos, por jogo.

Nos oitavos de final, vencemos o Azerbaijão, por 5-2, e conquistamos o apuramento para o Mundial FIFA 2011 após vencer a Polónia. Em jogo a contar para os quartos de final o vencedor só foi encontrado nas grandes penalidades. Após os três períodos, de jogo, e o prolongamento, o marcador terminou com um empate a cinco bolas. Nas grandes penalidades vencemos por 1-0, com o golo a ser apontado por Madjer.

Nas meias finais derrotamos a Rússia, por 6-5, e assim chegamos à final da prova. No encontro decisivo, para encontrar o vencedor da competição, a Ucrânia levou a melhor por 4-2. Foram quatro as Seleções europeias apuradas para o Mundial FIFA 2011. Ucrânia, Rússia e Suiça seguiram as pisadas de Portugal e chegaram a Itália para disputar mais uma prova mundial.

LISTA DE CONVOCADOS: Alan, Belchior, Bilro, Bruno Novo, João Carlos Delgado, Jordan Santos, Madjer, Marco Silva, Marinho, Paulo Graça, Pauo Neves e Rui Coimbra. Treinador: José Miguel Mateus

RESULTADOS / MARCADORES:

GRUPO D / Jornada 1: Portugal 7-3 Israel
Marcadores: Madjer (4), Belchior (2) e Bilro.

GRUPO D / Jornada 2: Portugal 6-3 Estónia
Marcadores: Alan (3), Madjer (2) e Bilro.

GRUPO D / Jornada 3: Portugal 6-3 Inglaterra
Marcadores: Belchior (3), Madjer (2) e Marinho.

Oitavos de final: Portugal 5-2 Azerbaijão
Marcadores: Madjer (3), Belchior e Jordan

Quartos de final: Portugal 5(1)-(0)5 Polónia
Marcadores: Belchior (2), Madjer, Alan e Bilro

Meias finais: Portugal 6-5 Rússia
Marcadores: Madjer (2), Belchior (2), Alan e Bruno Novo

Final: Portugal 2-4 Ucrânia
Marcadores: Madjer (2)