QF. MUNDIAL FIFA 2008: PARADOS APENAS PELA ESPANHA

QF. MUNDIAL FIFA 2008: PARADOS APENAS PELA ESPANHA

11 Maio, 2023

Foi no ano de 2008, em Espanha, que se realizou a primeira qualificação europeia para o Mundial FIFA. No areal de Benidorm a prova foi realizada de 11 a 18 de maio. A equipa das Quinas apenas perdeu um desafio e seguiu para o Mundial FIFA, que se viria a disputar no mês de julho, desse mesmo ano, em Marselha.

O ano de 2008 fica marcado pelas primeiras qualificações, a nível de Seleções europeias, para o Mundial FIFA. A primeira edição, da prova, foi disputada em Benidorm com 24 formações. A equipa das Quinas terminou na segunda posição depois de perder a final diante da Espanha. Além das duas formações também a Rússia e a Itália qualificaram-se para o Mundial FIFA 2008.

A nossa Seleção ficou inserida no Grupo D juntamente com as Seleções da Estónia, Geórgia e Inglaterra. No dia 11 de maio a formação orientada por José Miguel Mateu realizou o seu primeiro jogo na competição. A contar para o primeiro desafio, da fase de grupos, Portugal não deu hipóteses aos georgianos e venceu por 15-3. Ao segundo encontro a formação portuguesa venceu a Estónia, por 5-2, e na última jornada da fase de grupos derrotamos a Inglaterra, por 6-1. Com 9 pontos somados a Seleção portuguesa terminou em primeiro lugar o seu grupo.

Na fase a eliminar começamos por vencer a Letónia nos oitavos de final. O resultado terminou em 8-1 a nosso favor. No jogo seguinte o apuramento para o Mundial FIFA 2008 foi garantido. A 16 de maio de 2008, Portugal venceu a Grécia, por 8-0, e conquistou assim a presença na prova mundial.

Já com o principal objetivo conseguido o foco passava por vencer a prova. Nas meias finais derrotamos a Rússia, por 2-1, mas na grande final a Espanha foi a grande vencedora. A jogar em casa os espanhóis venceram pela margem mínima, mais precisamente por 4-3.

LISTA DE CONVOCADOS: Alan, Belchior, Bilro, Bruno Torres, Durval, Hernâni, José Maria, Madjer, Paulo Graça, Pedro Sousa, Rodrigues e Tiago Melo. Treinador: José Miguel Mateus

RESULTADOS / MARCADORES:

Grupo D / JORNADA 1: Portugal 15-3 Geórgia
Marcadores: Belchior (5), Madjer (4), Alan (3), Bilro (2) e Bruno Torres (1).

Grupo D / JORNADA 2: Portugal 5-2 Estónia
Marcadores: Madjer (2), Pedro Sousa, Belchior e Hernâni.

Grupo D / JORNADA 3: Portugal 6-1 Inglaterra
Marcadores: Madjer (3), Alan, Hernâni e Bruno Torres.

Oitavos de final: Portugal 8-1 Letónia
Marcadores: Alan (4), Belchior (3) e Tiago Melo.

Quartos de final: Portugal 8-0 Grécia
Marcadores: Hernâni (2), Madjer (2), Belchior, Tiago Melo, Alan e Bilro.

Meia final: Portugal 2-1 Rússia
Marcadores: Belchior e Madjer.

Final: Portugal 3-4 Espanha
Marcadores: Alan (2) e Madjer.