O FUTEBOL DE PRAIA NA FPF

O FUTEBOL DE PRAIA NA FPF

31 Março, 2023

No dia em que a FPF completa 109 anos desde da sua fundação, fazemos uma retrospetiva dos títulos da nossa Seleção, desde que o organismo tutela a modalidade. Além desses títulos também recordamos os formatos e os vencedores das provas nacionais, organizadas pela FPF.

A equipa das Quinas na FPF

Em meados de 2007 a Federação Portuguesa Futebol ficou responsável pelo Futebol de Praia em Portugal. Desde então que a nossa Seleção tem conquistado vários títulos, aliás grande parte do nosso palmarés é feito a partir desse ano. Com “o comando” da FPF a equipa das Quinas já conquistou o Mundial FIFA (2), a Liga Europeia (7), o Mundialito (6), a Taça da Europa (1) e o Ouro nos Jogos Europeus (1). Além desses títulos podemos juntar as conquistas de troféus no Tour da Beach Soccer Worldwide , como são os casos da Taça Bang Saen (1), Torneio 4 Nações (1), Taça Pilsener (1), Taça do Sal (2), Torneio da China (1) e Copa Latina (1). Os líderes destes títulos foram Zé Miguel Mateus (ex-Selecionador) e Mário Narciso (atual Selecionador)

Também, com a gestão do nosso organismo, “nasceu” a Seleção Nacional feminina que nestes dois últimos anos tem vindo a competir na Liga Europeia. Alan Cavalcanti lidera a formação feminina portuguesa. Certamente que os títulos vão chegar no futuro próximo.

O Campeonato Nacional ao longo do anos

A nível de clubes o primeiro Campeonato Nacional, organizada pela FPF, foi realizado em 2012. Após a disputa da fase regular e da fase final o CF Os Belenenses foi o grande vencedor, depois de derrotar a ACD O Sótão na final. Nas duas edições seguintes o SC Braga foi o Campeão.

No ano de 2015 o organismo criou duas divisões: a Divisão Elite e a Divisão Nacional. A Elite foi disputada pelas 8 melhores equipas do ano anterior. A fase regular foi realizada com 7 jornadas. Após o termo da mesma as quatro melhores “lutaram” pelo título de Campeão e as restantes pelos dois lugares de manutenção. Foi assim até ao ano de 2020. Após esse ano a principal divisão do nosso Futebol de Praia passou a ser disputada, na fase regular, com 14 jornadas. Os quatro melhores classificados continuam a disputar o título de campeão. Já o quinto e sexto classificado garantem a manutenção, e as restantes descem de divisão. Até ao momento o SC Braga (2015, 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022) e o Sporting CP (2016 e 2020) foram os vencedores.

De 2015 até 2022 a Divisão Nacional foi disputada por várias series, distribuídas geograficamente, durante a fase regular. Avançavam para a fase final as melhores equipas de cada grupo.

Para 2023 o segundo escalão terá duas series de 8 equipas, totalizando assim 16. A fase regular contará com 14 jornadas, em cada grupo. Seguem para as meias finais o 1ª e o 2ª classificado, de cada serie. Assim como foi desde do inicio, os vencedores das meias finais, sobem à Elite, e disputam o título de campeão da Divisão Nacional.

Já venceram a Divisão Nacional o Varzim SC (2015 e 2020), o Leixões SC (2017 e 2021), o CD Nacional (2016), o GD Alfarim (2018), a ACD O Sótão (2019) e o GD Chaves (2022).

As novas competições e a vertente feminina

No ano de 2019 disputou-se a primeira edição da Taça de Portugal. O SC Braga foi o grande vencedor após vencer o Sporting CP. Em 2020 os bracarenses voltaram a vencer, mas desta vez diante da CB Loures, e na época passada mais uma vitória da formação do Minho mas diante da ACD O Sótão.

A Federação Portuguesa Futebol deu mais um passo, na história da modalidade, no ano de 2021 com a realização do primeiro Campeonato Nacional Feminino. Após a fase regular, disputada em series por ordem geográfica, quatro equipas lutaram pelo título. A ACD O Sótão foi a grande vencedora após vencer a AD Pasteis na grande final. Na temporada passada, e com os mesmos moldes, os papeis foram invertidos. A AD Pasteis sagrou-se campeã depois de vencer a ACD O Sótão.

 

 

Voltando às equipas masculinas, o ano de 2022 fica marcado pela primeira edição da Supertaça. O SC Braga venceu a CB Loures e somou mais um troféu ao seu palmarés.