CF OS BELENENSES: UMA HISTÓRIA SUSPENSA

CF OS BELENENSES: UMA HISTÓRIA SUSPENSA

15 Fevereiro, 2023

O CF Belenenses marcou a história do Futebol de Praia Nacional. No passado dia 8 de fevereiro a equipa de Belém comunicou a suspensão da sua equipa para as competições de 2023. Uma decisão, que podes consultar aqui, tomada em virtude das exigências financeiras.

Assim como fizemos quando o Sporting CP e a CB Loures tomaram decisões idênticas, hoje abordamos a história da equipa de Belém, nas competições oficiais, a nível nacional e internacional. Esperamos que esta seja uma medida temporária, e que em breve possamos voltar a ver o CF Os Belenenses nos nossos areais.

Do início histórico até à subida desejada

A formação de Belém venceu o primeiro Campeonato Nacional organizado pela Federação Portuguesa Futebol. Foi no ano de 2012 que o CF Os Belenenses venceu a competição, pela primeira vez com a organização da FPF. Um título conquistado após derrotarem, na final, a equipa da ACD O Sótão, por 3-2, após prolongamento.

Em 2013 e 2014 voltaram a competir na prova nacional e em 2015 fizeram parte dos oitos clubes que disputaram a primeira edição do Campeonato Elite. Nas duas primeiras edições, da Elite, chegam até à fase final mas em 2017 não conseguiram a manutenção, na principal prova do Futebol de Praia Nacional.

Nos anos de 2018 e 2019, a competir no Campeonato Nacional, não conseguiram chegar às grandes decisões, mas nos dois anos seguintes tudo foi diferente. Em 2020 chegaram às meias finais mas, nesse desafio, não venceram o Varzim SC. No ano seguinte foram derrotados, nos quartos de final, pelo GD Os Nazarenos. Na época passada tudo foi diferente. O CF Os Belenenses conquistou a tão desejada subida à Elite. Os comandados de Marinho Duarte apenas perderam um desafio, mais precisamente na final diante do GD Chaves.

Se olharmos para os números, da equipa de Lisboa, no Campeonato Elite e no Campeonato Nacional, somaram 68 partidas. Venceram 35 e perderam 33, com 294 golos marcados e 313 sofridos.

Ainda a nível Nacional, e referente às competições organizadas pela FPF, disputaram duas, das três edições da Taça de Portugal. Em 2019 chegaram à fase decisiva tendo perdido nos quartos de final diante do Sporting CP. Na época passada foram derrotados pelo GD Alfarim na 2ª eliminatória.

A primeira equipa portuguesa a disputar a Euro Winners CUP

A nível internacional o CF Os Belenenses foi a primeira equipa a disputar a Euro Winners CUP, mais precisamente em 2013. Em San Benedetto del Tronto (Itália), o clube de Lisboa terminou, a primeira edição da prova europeia, após os três jogos da fase de grupos. Começaram por vencer a formação Montredon Bonneveine (França), perderam diante do Besiktas (Turquia) e saíram da competição após vencer o Lexmax (Roménia).

Já em areal nazareno marcaram presença, na principal prova europeia de clubes, nos anos de 2017, 2021 e 2022. Assim sendo, e em toda a história, da Euro Winners CUP, disputaram 12 jogos, somaram 5 vitórias e 7 derrotas. Marcaram 56 golos e sofreram 57.