CB LOURES: UMA HISTÓRIA ALÉM DE RESULTADOS

CB LOURES: UMA HISTÓRIA ALÉM DE RESULTADOS

20 Janeiro, 2023

Faz hoje precisamente uma semana que a CB Loures anunciou que não irá participar em nenhuma prova do calendário, nacional e internacional, da época 2023. Uma notícia que entristece os adeptos da modalidade. Hoje abordamos a história da CB Loures nas provas oficias nacionais e internacionais.

Em comunicado oficial, que pode ler / reler aqui, a formação de Loures anunciou que a falta de investimento levou à decisão de não participar em nenhuma prova de 2023. O projeto dos atuais campeões europeus está à vista e o seu desenvolvimento é notório. Um crescimento não apenas em resultados coletivos mas também individuais, e em infraestruturas.

Subida de divisão marcou o início de um projeto que quis sempre mais.

Tudo começou no ano de 2015 com a disputa do Campeonato Nacional. Em ano de estreia a formação de Loures subiu ao principal escalão da modalidade. Um feito após terminarem na segunda posição a prova. Venceram o Grupo da Zona de Lisboa e já dentro da fase final derrotaram, nas meias finais, a equipa do CF Os Armacenenses. Esse triunfo permitiu a subida à Elite. No dia seguinte não conseguiram vencer o Varzim SC, na final da competição, mas ambas as formações conquistaram a subida de divisão. No total foram 12 jogos, 10 vitórias, 2 derrotas, 58 golos marcados e 25 sofridos.

De 2016 a 2022 a CB Loures disputou sempre o Campeonato Elite. Destaque para as duas últimas temporadas onde chegaram à final, diante do SC Braga, mas não conseguiram o tão desejado título. Assim sendo, e em 7 épocas na Elite, realizaram 80 partidas. Desse número venceram por 48 vezes e perderem em 32. Em termos de golos marcados foram 339 e sofridos 273.

Ainda referente às provas nacionais, na 1ª edição da Taça de Portugal chegaram às meias finais depois de serem derrotados pelo SC Braga. Na edição seguinte, em 2021, chegaram à final mas, de novo, não conseguiram vencer a formação minhota. Na temporada passada voltaram a serem derrotados, nas meias-finais, mas desta vez frente à ACD O Sótão. A equipa da CB Loures fica também história, da modalidade, como uma das formações que disputou a 1ª edição da Supertaça. Frente ao SC Braga a vitória foi bracarense.


Última edição da Euro Winners CUP elevou a equipa ao ponto mais alto da Europa.

Foi na Euro Winners CUP que o projeto da equipa de Lisboa atingiu o maior marco da sua história. A CB Loures venceu a Euro Winners CUP 2022 e sagrou-se campeã europeia da modalidade. Um feito depois de vencer o SC Braga, na primeira final, da prova, entre equipas portuguesas e do mesmo país. Liderados por Daniel Zidane, venceram 6 dos 7 jogos, apontaram 31 golos e sofreram 16.

Mas a história da formação de Loures, na prova europeia, iniciou em 2017. Na primeira edição da Euro Winners CUP na Nazaré a equipa nacional disputou as eliminatórias de acesso à prova principal. No ano seguinte (2018) também disputaram a fase de qualificação avançando no seu grupo. Nas edições de 2019 e 2021 disputaram a fase principal da prova. No ano de 2019 terminaram nos 16 avos de final, já em 2021 saíram, da competição, no 15º lugar. No ano de 2020 não disputaram a principal prova europeia de clubes devido à COVID-19.

Se olharmos para os números, de todas as edições, até à edição da época passada, foram quatro presenças com 20 jogos. Venceram por 14 vezes e perderam em 6. Nesse número total de jogos marcaram 132 e sofreram 78.

Os nomes que desenvolveram o projeto e a criação da sua própria casa.

Liderados pelo presidente Paulo Almeida, e com a coordenação de Rodolfo Cardoso “Rudy”, a formação da CB Loures apresentou, ao longo das épocas, planteis recheados de talento com experiência e juventude. Essas equipas foram orientadas por nomes bem conhecidos do Futebol de Praia mundial, como são os casos de José Miguel Mateus, Paulo Henriques e Daniel Zidane.

De referir que a equipa de Loures também apostou nas suas infraestruturas. Em 2021 inaugurou o seu campo de areia mais precisamente no Campo Francisco Pessoa em Lousa. Nesse areal organizou as suas jornadas referentes ao Campeonato Elite (2021 e 2022), realizou os seus treinos e desenvolveu o seu projeto de formação, com a criação de uma academia.

Desejamos que este seja apenas um ano de paragem e que rapidamente voltem à nossa modalidade!