10 CURIOSIDADES DE PORTUGAL NO CAMPEONATO DO MUNDO

10 CURIOSIDADES DE PORTUGAL NO CAMPEONATO DO MUNDO

15 Janeiro, 2023

O mês de janeiro ficou marcado, na história do Futebol de Praia Mundial, pela realização dos primeiros campeonatos do mundo, antes de serem organizados pela FIFA. Neste primeiro mês de 2023 apresentamos 10 curiosidades da nossa Seleção na prova.

• Foi no ano de 1997 que Portugal participou pela primeira vez no Campeonato do Mundo. A prova foi realizada na Praia de Copacabana (Rio de Janeiro / Brasil). A equipa das Quinas foi composta por José Carlos Soares (GR), Paulo Xavier, Zé do Passo, Carlos Monteiro, Mário Jorge, Carlos Padrão (GR), Carlos Xavier, Sotil, Henrique e Frederico.

• Nessa primeira edição, a equipa das Quinas defrontou os EUA no seu primeiro desafio. O resultado terminou favorável ao nosso adversário por 7-5.

• A primeira vitória aconteceu na nossa edição inaugural. Frente à Seleção do Japão a equipa das Quinas venceu por 7-1.

• A Seleção Nacional chegou pela primeira vez à final no ano de 1999. Esse encontro decisivo foi diante do Brasil e terminou com a vitória canarinha, por 5-2. Madjer e Hernâni foram os autores dos nossos golos. Alexandre Julião foi o técnico que liderou os seguintes jogadores: Jaime, Alan, Madjer, Rui Embalo, Luís Almeida, Pedro Crespo, Hernâni, Nunes e João.

• Foi no ano de 2001 que Portugal conquistou o seu primeiro título na competição. No encontro decisivo vencemos a França, por 9-3, com golos de Alan (4), Madjer (2), Hernâni, Barraca e Nunes. Zé Miguel (GR), Pedro Crespo (GR), Hernâni, Nunes, Marinho, Pedro Jorge, Madjer, Alan, João António e Barraca foram os eleitos de Alexandre Julião.

• Em 10 edições do Campeonato do Mundo, sem organização da FIFA, a nossa Seleção marcou presenças em 8, sendo todas elas consecutivas. Realizou 35 jogos, venceu por 24 vezes e perdeu em 11. Marcou 178 golos e sofreu 120.

• O adversário que mais vezes defrontamos foi o Brasil. Foram 7 jogos diante da Seleção brasileira. Desse número de desafios apenas por uma vez a formação portuguesa saiu vencedora.

• Foi no ano de 2004 que a nossa Seleção apontou mais golos num só jogo. No primeiro desafio, da fase de grupos, a equipa das Quinas venceu a Bélgica por 12-1.

• A maior serie de vitórias foi de 9 jogos consecutivos a triunfar. Tudo começou no primeiro desafio da edição de 2001, diante do Uruguai, e terminou na final da prova de 2002 frente ao Brasil.

• Nos 35 jogos, da história da nossa Seleção em campeonatos do mundo, antes de serem organizados pela FIFA, apenas em dois desafios é que o encontro não terminou no fim dos três períodos. No ano de 2000 o encontro, da fase de grupos, frente ao Japão foi decidido nas grandes penalidades. Em 2001 a equipa das Quinas venceu o Brasil, nas meias finais, após prolongamento.