AS DATAS DE 2023 E AS NOVIDADES

AS DATAS DE 2023 E AS NOVIDADES

27 Dezembro, 2022

A Federação Portuguesa Futebol anunciou, em comunicado oficial que podes consultar aqui, as datas para as provas nacionais e das competições das nossas Seleções. 2023 continua em andamento e com novidades.

Pontapé de saída

É no dia das mentiras que a época 2023, de Futebol de Praia, inicia oficialmente nos nossos areais. No dia 1 de abril realiza-se a segunda edição da Supertaça e assim dá-se o pontapé de saída em mais uma época desportiva em Portugal. O jogo será entre o SC Braga, vencedor do Campeonato Elite, e a ACD O Sótão, finalista vencido na final da Taça de Portugal.

Campeonato Elite

Cerca de uma semana depois, mais precisamente a 7 de abril, inicia o Campeonato Elite, com a  realização da primeira jornada. Dois dias depois, no domingo de Páscoa, joga-se a segunda jornada da principal divisão portuguesa.

As duas últimas jornadas, da fase regular, estão agendadas para os dias 16 e 17 de setembro. A fase final disputa-se uma semana depois, mais precisamente nos dias 23 e 24 do mesmo mês.

Campeonato Nacional e Campeonato Nacional Feminino

O início do segundo escalão, do nosso Futebol de Praia, acontece a 20 de maio e a última jornada, da fase regular, no dia 19 de agosto. Em 2023 o formato irá sofrer alterações. Ainda não é oficialmente conhecido mas tudo indica que será nos mesmos moldes que o Campeonato Elite. Nos dias 26 e 27 agosto realiza-se a fase final onde iremos conhecer as duas equipas que sobem à Elite.

Em termos de Campeonato Nacional Feminino apenas são conhecidas as datas da fase final, mais precisamente a 12 e 13 de agosto.

Taça de Portugal

A prova rainha em Futebol de Praia será disputada com três eliminatórias e a fase final. A bola começa a rolar, na Taça de Portugal 2023, a 25 de junho, prossegue a 2 de julho e tem a última eliminatória a 16 de julho. A fase decisiva está agendada de 6 a 8 de outubro.

A novidade em termos de clubes e mais uma Euro Winners CUP

Em 2023 será realizada, pela primeira vez, a Taça Nacional. Prova que dará acesso ao Campeonato Nacional. Apenas são conhecidas as datas da fase decisiva que serão de 17 a 20 de agosto. Em termos de Euro Winners CUP a mesma será realizada de 9 a 18 de junho.

As competições da SN masculina e da SN feminina

A primeira prova oficial, de 2023, da nossa Seleção Nacional masculina, realiza-se em abril. De 15 a 30 de abril os comandados de Mário Narciso vão estagiar e disputar o acesso a mais um Mundial FIFA. Em junho a nossa Seleção prepara, e compete, nos Jogos Europeus, mais precisamente de 19 de junho a 2 de julho. Além da Seleção masculina também a formação feminina vai disputar a prova.

De 4 a 9 de julho disputam-se os primeiros jogos da Liga Europeia, e de 28 de julho a 12 de agosto os Jogos Mundiais Praia. Em ambas as provas estão programados estágios de preparação. Também já são conhecidas as datas da Super Final da Liga Europeia e dos Jogos do Mediterrâneo. As decisões da prova europeia serão de 20 a 27 de agosto e a prova que será disputada em Heraklion (Grécia), de 2 a 9 de setembro.

Neste comunicado também ficamos a saber que está previsto um estágio para a Seleção de U 20, de 17 a 20 de setembro, e uma prova, para a mesma formação, de 21 a 24 do mesmo mês.

Foto: BSW

Nota: Todas as datas anunciadas poderão ser alteradas.