ANO MARCADO POR DUAS QUALIFICAÇÕES PARA 2023

ANO MARCADO POR DUAS QUALIFICAÇÕES PARA 2023

20 Dezembro, 2022

Neste 2022 a nossa Seleção masculina garantiu a qualificação para os Jogos Europeus e para os Jogos Mundiais Praia. Ambas as competições serão disputadas em 2023. A equipa das Quinas também realizou quatro estágios, tendo três deles a disputa de encontros amigáveis.

Duas provas oficiais foram garantidas

Disputou-se na Nazaré a primeira competição oficial, da nossa Seleção, em 2022. No apuramento para a Super Final da Liga Europeia a equipa das Quinas saiu do areal com o saldo 100% vitorioso. Vencemos a Estónia (8-1), a França (8-2) e a Suíça (6-4). Três triunfos que garantiram um lugar nas decisões da prova europeia e nos Jogos Europeus de 2023, a serem realizados na Polónia.

Seguiu-se uma viagem até às Canárias para disputar o Mundialito. A prova realizou-se pela primeira vez em areal espanhol e não terminou da forma pretendida para a nossa equipa. A entrada até foi vitoriosa, triunfo diante do Japão (7-5), mas as derrotas frente aos EUA (6-5) e Espanha (7-5), não permitiram a Portugal vencer, de novo, a prova.
As duas últimas provas do ano foram realizadas em Itália e num curto espaço de tempo. Em Catania a formação nacional conquistou um lugar nos próximos Jogos Mundiais Praia, prova que será realizada no próximo ano em Bali. Esse lugar foi conquistado após três vitórias consecutivas. Tudo começou diante da Moldávia (6-3), seguiu-se a Alemanha (12-3), e o objetivo foi selado diante da Turquia (11-4). Já com o principal foco atingido, a equipa orientada por Mário Narciso chegou à final após vencer a Suíça (8-4), nas meias finais. No final da prova Portugal defrontou a Espanha mas foram os espanhóis que levaram a melhor (6-2).

Continuando em areal italiano, mas desta vez em Cagliari, Portugal fechou a fase de grupos, do apuramento da Liga Europeia, com mais um triunfo, desta vez diante da Polónia (4-2). Nas meias finais ultrapassamos a Itália (8-3) mas na luta por mais uma conquista europeia a Suíça levou a melhor (6-5).

Jogos amigáveis abrir e a fechar o ano

A equipa das Quinas reuniu-se, pela primeira vez em 2022, no mês de fevereiro. Quarteira foi o local escolhido para um estágio de preparação de 3 dias. Em março a formação portuguesa voltou a reunir-se, mas desta vez em Sesimbra e para dois jogos amigáveis diante da Estónia. Dois jogos e duas vitórias (10-0 e 6-2) marcaram os primeiros jogos do ano. No mês seguinte viajamos até Espanha para mais dois desafios, frente à Seleção espanhola, onde saímos vitoriosos (4-3 e 7-3). O ano competitivo terminou com mais duas vitórias em dois jogos amigáveis. Na Batalha, Portugal defrontou e venceu os EAU (6-4 e 6-5).

 

Os números coletivos de mais um ano

A nossa Seleção defrontou 20 jogos neste 2022. No total de todos os encontros a equipa das Quinas venceu por 16 vezes e perdeu em 4. Apontamos 134 golos e sofremos 73. A Espanha foi o adversário que mais vezes defrontamos, mais precisamente por 4 vezes.