SN FEMININA: UM CRESCIMENTO NOTÓRIO

SN FEMININA: UM CRESCIMENTO NOTÓRIO

10 Dezembro, 2022

A história da Seleção Nacional Feminina deu mais um passo neste 2022. A formação liderada por Alan Cavalcanti chegou às decisões da Liga Europeia e garantiu a presença nos próximos Jogos Europeus. Um crescimento que também se deve ao aumento do número de jogos.

A evolução, seja em que desporto for, muito se deve às competições que as equipas, e os jogadores, vão acumulando. Quanto mais se joga, mais de pode ganhar e consequentemente evoluir. Neste 2022 o crescimento da nossa Seleção Feminina é notório, e os números obtidos são também refleto disso mesmo.

Em 2021, Portugal apenas disputou os jogos da Super Final da Liga Europeia na Nazaré. Quatro partidas, em que três foram referentes à fase de grupos, permitiram à equipa das Quinas terminar a prova na 5ª posição. Em quatro partidas a nossa formação venceu em duas vezes e perdeu em outras duas. Apontou 10 golos e sofreu 9.

Este ano tudo foi deferente! As comandadas de Alan disputaram três desafios, na Nazaré, a contar para o apuramento para a Super Final da Liga Europeia e mais quatro encontros na fase final da prova, em Itália. Em areal português a nossa formação apenas perdeu ao terceiro desafio com a Espanha. Antes desse encontro somou vitórias frente à Chéquia e Itália.

Já em Cagliari (Itália), as portuguesas garantiram o apuramento para as meias finais após vencer a Inglaterra. Um triunfo que permitiu a Portugal alcançar mais um passo com a sua Seleção Feminina. Além de pela primeira vez a equipa das Quinas chegar às meias finais, da Liga Europeia, também conquistou um lugar nos Jogos Europeus de 2023. A equipa liderada por Alan Cavalcanti saiu de Itália com a conquista do terceiro lugar. Não venceram o último jogo da fase de grupos (frente à Ucrânia) nem o desafio das meias finais (diante da Espanha), mas na luta por um lugar no pódio não deram hipótese às ucranianas. Fazendo a soma de todos os números, foram 7 partidas, 4 vitórias e 3 derrotas. No total marcaram por 21 vezes e sofreram em 20.

Além dos jogos oficiais a Seleção Nacional Feminina realizou um estágio, em Proença-a-Nova, durante 3 dias no mês de Setembro. O Selecionador Nacional observou novos nomes que poderão vestir a nossa camisola, em competições oficiais, no próximo ano.

O crescimento da Seleção Nacional Feminina tem sido uma realidade e certamente que o futuro será risonho, também com conquista de títulos.

Fotos: BSW