OS NÚMEROS FINAIS DO CAMPEONATO NACIONAL

OS NÚMEROS FINAIS DO CAMPEONATO NACIONAL

4 Dezembro, 2022

O GD Chaves e o CF Os Belenenses estão de volta ao Campeonato Elite. Ambas as equipas conseguiram esse feito após venceram os seus jogos das meias finais, referentes à fase final da competição. Na decisão do grande vencedor a formação flaviense levou a melhor.

O percurso final até à Elite

O caminho dos transmontanos, na fase final do Campeonato Nacional, até ao título começou com o triunfo, por 6-3, diante da ADCR Caxinas, nos oitavos de final. No dia seguinte venceram a formação da AFD Torre, por 5-2, em jogo relativo aos quartos de final. A subida de divisão foi garantida com a vitória frente à CB Loures B, por 5-2, nas meias finais. O título foi uma realidade após vencerem, por 6-3, o CF Os Belenenses na grande final.

Já a formação de Belém começou o seu percurso, até ao encontro decisivo, frente à CB Caldas Rainha. Nesse desafio o resultado terminou em 9-6 a favor da equipa de Lisboa. Em jogo referente aos quartos de final o CF Belenenses venceu a AD Buarcos B, por 7-6. Garantiram a subida à Elite após o triunfo, por 8-7, diante do CD Nacional.

Abordando os números coletivos, da fase regular e da fase final, o GD Chaves apontou 64 golos e sofreu 30. Os flavienses venceram todas as partidas disputadas no Campeonato Nacional, mais precisamente 11. O CF Os Belenenses marcou por 75 vezes e sofreu em 50. A equipa de Belém apenas perdeu o último desafio do Campeonato Nacional. Assim sendo os azuis de restelo somaram 10 vitórias em toda a prova.

Melhores marcadores

Disputaram todo Campeonato Nacional 45 equipas. Foram mais 400 jogadores a “faturar” ao longo de toda a competição. No Top 5 de melhores marcadores ficou Miliciades Chavez, com 29 golos pela formação do CF Os Belenenses. Também da formação de Belém, Lucas Ponzetti apontou 21. A tabela prossegue com Miguel Mosquera. O jogador do GD Chaves marcou por 17 vezes. Na quarta posição terminou Rafael Rizzo, da equipa do Vila Flor SC, com 16 golos. O Top 5 termina com dois jogadores portugueses. Bernardo Paulo, da CB Loures B, e Vasco Gonçalves, da GR Amigos Paz, apontaram 13 “tentos” cada um.

*Dados recolhidos pelo website da Federação Portugal Futebol