O TRI NA TAÇA DE PORTUGAL

O TRI NA TAÇA DE PORTUGAL

20 Novembro, 2022

O SC Braga voltou a vencer a Taça de Portugal. A formação do Minho conquistou a terceira edição da competição. Este ano fica também marcado pelo TRI dos bracarenses na prova rainha!

O triunfo começou na 2ª eliminatória, diante do CCD Porto Mendo (8-2), e terminou com a vitória (6-2) na final, frente à ACD O Sótão. Pelo meio os minhotos venceram o FC Macieirense (15-3) na 3ª eliminatória, o GR Amigos Paz (10-1) nos quartos de final e o Sporting CP (5-0) nas meias finais. Em cinco partidas o SC Braga apontou 44 golos e sofreu 8.

A ACD O Sótão fez história ao chegar pela primeira vez à final da prova. A formação da Nazaré começou por eliminar a equipa do Âncora Praia FC (5-4), seguindo-se o São Domingos FC (10-2) e o GD Alfarim (7-3). Conquistou um lugar na grande final após vencer a CB Loures, nas grandes penalidades. No fim dos três períodos, e prolongamento, registou-se um empate a uma bola. As decisões por grandes penalidades terminaram em 5-3.

Neste 2022 a prova foi disputada com três eliminatórias e com a fase final. A primeira eliminatória foi realizada em sete series (de A a G) e a seguinte em duas (Sul e Norte). Em ambas as eliminatórias os clubes foram distribuídos geograficamente. A 3ª eliminatória foi disputada numa só serie. Já a fase final contou com os jogos dos quartos de final, meias finais e final.

Esta foi a edição que contou com mais jogos e consequentemente mais golos. Foram apontados 488 “tentos” em 51 partidas. As eliminatórias foram distribuídas por 10 locais, mais precisamente: Porto Santo, Lousa, Sesimbra, Ilha de Tavira, Chaves, Mealhada, Batalha, Buarcos, Pousos e Nazaré.

No Top 3 da lista de Melhores Marcadores, Filipe Silva foi o que mais marcou. O jogador do SC Braga, que marcou em todas as partidas, fez 10 “tentos”. Ivo Mendes, do GD Alfarim, também marcou em todos os jogos da sua equipa, fazendo um total de 9. O Top 3 fica completo com dois nomes que marcaram o mesmo número de golos: 8! O português Duarte Vivo, da ACD O Sótão, apenas não marcou no jogo das meias finais. Com golos em todos os jogos da formação do Leixões SC, Caique Silva também totalizou o mesmo número.

Top 3 – Melhores Marcadores Taça de Portugal 2022

1 – Filipe Silva (SC Braga) – 10 golos
2 – Ivo Mendes (GD Alfarim) – 9 golos
3 – Duarte Vivo (ACD O Sótão) e Caique Silva (Leixões SC) – 8 golos.
*Dados recolhidos pelo website da Federação Portugal Futebol

Foto: FPF