O OBJETIVO É CHEGAR A BALI

O OBJETIVO É CHEGAR A BALI

28 Agosto, 2022

Inicia amanhã a qualificação para os Jogos Mundiais Praia 2023. A prova será disputada em Catânia entre 13 Seleções masculinas. A fase final será realizada em Bali (Indonésia) no próximo ano.

Além de Portugal estão inseridas no Grupo B as formações da Alemanha e Moldávia. O Grupo A é composto pela Itália, França e Noruega. Já no Grupo C estão a Suíça, Ucrânia e Azerbaijão. No Grupo D competem as formações da Espanha, Turquia, Chéquia e Suécia.

Avançam para os quartos-de-final os primeiros e segundos classificados de cada grupo. Os vencedores dos encontros, dos quartos-de-final, seguem para as meias-finais e garantem a presença nos Jogos Mundiais Praia 2023. Além destas quatro Seleções o 5º classificado, destas qualificações, também se qualifica para a fase final do próximo ano.

Confronto histórico

A Seleção Nacional inicia a prova frente à Moldávia. Em termos de confrontos históricos a formação portuguesa tem um registo 100% vitorioso. Em três partidas a equipa das Quinas venceu todas elas, totalizando 36 golos marcados e 5 golos sofridos. De destacar que todas essas partidas foram a contar para as qualificações do Mundial FIFA. O último desafio foi em 2019 e terminou com o triunfo português por 13-3.
O segundo adversário é a Alemanha. Mais uma formação em que Portugal tem um saldo bastante positivo. Portugueses e alemães já se defrontaram por 22 vezes, Portugal venceu em 19 ocasiões e a Alemanha em 3. A nossa Seleção apontou um total de 123 golos e sofreu 48. O último encontro, entre as duas formações, aconteceu na época passada. A contar para a etapa da Liga Europeia a equipa das Quinas venceu por 10-1.

Os convocados
Mário Narciso leva para Itália 14 atletas. Destaque, para as primeiras convocatórias em provas oficiais de 2022, de Tiago Batalha e Pedro Mano. Bruno Torres, Bê Martins, Léo Martins e Rodrigo Pinhal também estão de volta após não marcarem presença no Mundialito 2022.

Guarda Redes: Elinton Andrade, Ruben Regufe e Pedro Mano
Fixo: Bernardo Lopes, Bruno Torres, Rui Coimbra e Tiago Batalha
Ala: André Lourenço, Belchior, Bê Martins, João Cabral e Rodrigo Pinhal
Pivô: Léo Martins e Miguel Pintado

1ª edição dos Jogos Mundiais Praia (2019)

Os primeiros Jogos Mundiais Praia aconteceram em 2019. O grande vencedor foi o Brasil após vencer a Rússia, na final, por 9-3. A formação portuguesa não marcou presença na fase final realizada no Catar. A qualificação europeia realizou-se em Salou (Espanha), com Portugal a terminar a prova na 7ª posição. As Seleções europeias apuradas foram a Rússia, Espanha, Itália, Suíça e Ucrânia.