O RESCALDO DE UM MUNDIALITO DE CLUBES INESPERADO

O RESCALDO DE UM MUNDIALITO DE CLUBES INESPERADO

29 Outubro, 2021

O SC Braga terminou o Mundialito de Clubes na segunda posição. A prova foi realizada com um formato nada esperado e terminou com a vitória do Lokomotiv Moscovo. Rafael Padilha foi considerado o Melhor Guarda Redes e António Almeida (árbitro português) despediu-se dos areais.

Em condições normais hoje estaríamos a escrever sobre o último jogo do SC Braga na fase de grupos do Mundialito de Clube 2021. Na realidade a prova já terminou e foi disputada, pela primeira vez, com jogos a eliminar. Estas alterações foram efetuadas devido às restrições de combate à pandemia da Covid-19 que serão impostas na Rússia a partir deste fim de semana.

O formato em que foi disputada a prova foi conhecido na manhã de terça feira. Na madrugada anterior, altura em que o SC Braga chegou a Moscovo, a prova iria ser realizada em menos dias mas com os mesmos jogos da fase de grupos e da fase final. Uma mudança de formato que não favoreceu o planeamento do SC Braga que chegou a Moscovo nas vésperas do início da prova.

A formação portuguesa começou a competição frente ao Tokyo Verdy. Diante da equipa japonesa, formação que contou com o “nosso” Elinton Andrade, os minhotos venceram por 4-2. Um triunfo com golos André Lourenço (2), Léo Martins e Filipe Silva. No dia seguinte, em desafio das meias finais, o adversário foi o FC Dínamo Minsk da Bielorrússia. Os minhotos conquistaram mais uma vitória sem deixar dúvidas. Bê Martins, Lucão, Ruben Brilhante, Filipe Silva, Léo Martins e um auto-golo do jogador da formação da Bielorrússia, valeram o acesso à terceira final consecutiva da prova.

O encontro decisivo foi realizado no mesmo dia que o jogo das meias finais. O Lokomotiv Moscovo chegou à final depois de vencer o Levante UD (9-4) e o Vasco da Gama (4-3). Em mais uma verdadeira final, mas com erros de arbitragem que prejudicaram o SC Braga, a equipa de Moscovo venceu por 6-4. A equipa do Minho realizou mais um excelente exibição mas os golos de Bruno Torres, Lucão, Bê Martins e Léo Martins não foram suficientes para vencer a partida.

Nos prémios individuais, Rafael Padilha (SC Braga) foi eleito o Melhor Guarda Redes. Já Boris Nikonorov (Lokomotiv Moscovo) foi considerado o Melhor Jogador e Melhor Marcador. Este Mundialito de Clubes também marcou a despedida de António Almeida dos areais. O árbitro português realizou a sua última partida no desafio de apuramento para 3º/4º lugar entre o Vasco da Gama e o FC Dínamo Minsk.

Quartos de final: SC Braga 4-2 Tokyo Verdy
Golos SCB: André Lourenço (2), Léo Martins e Filipe Silva

Meias finais: SC Braga 6-2 FK Dinamo Minsk
Golos SCB: Bê Martins, Lucão, Ruben Brilhante, Filipe Silva, Léo Martins e auto-golo

Final: Lokomotiv Moscovo 6-4 SC Braga
Golos SCB: Bruno Torres, Lucão, Bê Martins e Léo Martins