COM O PENSAMENTO NA REVALIDAÇÃO DO TÍTULO

COM O PENSAMENTO NA REVALIDAÇÃO DO TÍTULO

18 Agosto, 2021

Inicia amanhã a 11ª edição do Mundial FIFA. Na capital russa 16 Seleções vão lutar pela maior prova do calendário do Futebol de Praia. A nossa Seleção é a atual vencedora da competição. Na fase de grupos irá medir forças diante do Omã, Senegal e Uruguai.

Duelos diante dos adversários da fase de grupos

A defesa do título mundial inicia no segundo dia de competição. Na próxima sexta feira a formação portuguesa defronta a Seleção do Omã a contar para a primeira jornada do Grupo D. O Omã também esteve no caminho de Portugal na edição de 2019. Na altura a equipa das Quinas venceu por 3-1. O primeiro jogo diante do Omã, na prova Mundial, aconteceu na edição de 2011, com Portugal a vencer por 8-3.

O Senegal é o adversário de Portugal no segundo desafio. A nossa Seleção também defrontou os senegaleses no Mundial FIFA 2019. A contar para os quartos de final os atuais campeões do mundo vencerem por 4-2. O Senegal foi a única Seleção que venceu Portugal no Mundial FIFA 2015. O jogo foi a contar para a fase de grupos e terminou com a vitória da Seleção africana por 6-5. Recuamos até à edição de 2011 e encontramos o primeiro duelo frente ao Senegal em Mundiais FIFA. Em Ravenna (Itália) o encontro terminou com uma igualdade a quarto bolas mas nas grandes penalidades vencemos por 3-2.

O adversário da terceira jornada da fase de grupos será o Uruguai. Um duelo, a contar para a prova Mundial, que já não se realizava desde de 2009 e nessa edição até foi em dose dupla. O primeiro jogo foi a contar para a fase de grupos e os uruguaios venceram por 2-1. Na luta pelo terceiro lugar, Portugal derrotou o Uruguai, por 14-7, com metade dos golos portugueses a serem apontados por Madjer. Também a contar para o Mundial FIFA a equipa das Quinas venceu o Uruguai por 5-4, em 2006, e 6-3 em 2008.

Os 14 convocados de Mário Narciso

Neste Mundial FIFA 2021 os planteis passaram a contar com mais 2 elementos fazendo um total de 14 nomes. Mário Narciso chamou assim: Elinton Andrade (CB Loures), Pedro Mano (SC Braga), Tiago Petrony (Sporting CP), André Lourenço (SC Braga), Bruno Torres (SC Braga), Pedro Marques (Sporting CP), Bê Martins (SC Braga), Belchior (Sporting CP), Fábio Costa (SC Braga), Rodrigo Pinhal (Sporting CP) Ruben Brilhante (SC Braga), João Gonçalves “Von” (Sporting CP), Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (CB Loures).

Este Mundial irá marcar a estreia em competições oficias de Fábio Costa e Pedro Marques. Já Pedro Mano, Rodrigo Pinhal e Miguel Pintado vão disputar o seu primeiro Mundial FIFA.

Grupos, formato da prova e títulos

No Grupo A estão inseridas as formações dos EUA, FU Rússia, Japão e Paraguai. Já o Grupo B é composto pelas Seleções dos EAU, Espanha, Moçambique e Taiti. Fazem parte do Grupo C as equipas da Bielorrússia, Brasil, El Salvador e Suíça. Apuraram-se para a fase seguinte os dois melhores classificados de cada grupo. Até à grande final disputam-se os encontros dos quartos de final e meias finais.

Das Seleções presentes o Brasil já venceu a prova em cinco ocasiões (2006, 2007, 2008, 2009 e 2017). Com dois títulos somados seguem Portugal (2015 e 2019) e a Rússia (2011 e 2013). A França, que não irá marcar presença em Moscovo, venceu o Mundial FIFA por uma vez (2005).