NAZARÉ RECEBE PELA 4ª VEZ A ETAPA DA LIGA EUROPEIA

NAZARÉ RECEBE PELA 4ª VEZ A ETAPA DA LIGA EUROPEIA

8 Junho, 2021

O pontapé de saída nas competições oficias da Seleção Nacional, em 2021, irá acontecer na Nazaré com a disputa da Etapa da Liga Europeia. Esta será a quarta edição da prova no areal nazareno. A equipa das Quinas tem um historial favorável.

A 7 de Julho de 2017 a Seleção Nacional realizou o seu primeiro desafio numa Etapa da Liga Europeia na Nazaré. Diante da Seleção francesa a equipa das Quinas venceu, sem deixar dúvidas, por 10-5. Um dia depois foi a vez da Suíça ser derrotada pela nossa formação. Num encontro impróprio para cardíacos, e com as emoções a durarem até aos últimos segundos, Portugal acabou por vencer por 7-6 após prolongamento. Ao terceiro desafio uma nova vitória, desta vez, diante da Itália por 8-5. Com três vitórias, em três jogos, a formação das Quinas terminou o Grupo 2 na primeira posição.

Em 2018 a nossa formação voltou a entrar no areal nazareno com um triunfo mas nos restantes desafios não foi feliz. Tudo começou com a vitória diante da Turquia (5-3), mas seguiu-se as derrotas diante da Ucrânia (4-3) e Espanha (5-4) após prolongamento. A Seleção Nacional terminou o seu grupo na terceira posição mas já tinha assegurado, na Etapa de Baku, a presença na Super Final.

A etapa da prova europeia realizou-se pela última vez, na vila portuguesa, no ano de 2019. A formação Nacional voltou a sair do areal nazareno com um total de três vitórias em três jogos. No primeiro desafio vencerem a Polónia (3-1), no dia seguinte o triunfo foi frente à Ucrânia (3-1) e na última jornada a vitória foi perante a Suíça (8-7) após prolongamento. No total a Seleção Nacional somou 8 pontos e venceu o Grupo 1.

Nas três edições realizadas na Nazaré a equipa das Quinas já disputou 9 jogos, venceu 7 e perdeu 2. Em termos de golos já soma 51 marcados e 37 sofridos. De referir também que em todos os anos o Melhor Jogador da prova foi um internacional português. No ano de 2017 o prémio foi para Madjer, seguiu-se em 2018 Bê Martins e em 2019 Jordan Santos. Elinton Andrade também foi premiado, no ano de 2017, como Melhor Guarda Redes.

 

Na quarta edição em solo nazareno, Portugal terá pela frente as formações do Azerbaijão, Alemanha e Ucrânia.
Para estes três duelos Mário Narciso chamou os seguintes 15 atletas:

Guarda-redes: Elinton Andrade (Casa Benfica de Loures), Pedro Mano (SC Braga) e Tiago Petrony (Sporting CP);
Fixos: Bernardo Lopes (GRAP), Bruno Torres (SC Braga) e Rui Coimbra (Sporting CP);
Alas: André Lourenço (SC Braga), Bê Martins (SC Braga), Belchior (Sporting CP), João Cabral (Casa Benfica Loures), Rodrigo Pinhal (Sporting CP) e Rúben Brilhante (SC Braga);
Pivôs: João Gonçalves “Von” (Sporting CP), Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (Casa Benfica de Loures).