SUBIDA DE DIVISÃO COM APENAS UMA DERROTA

SUBIDA DE DIVISÃO COM APENAS UMA DERROTA

10 Maio, 2021

A equipa flaviense vai disputar o Campeonato Elite pela segunda vez na sua história. O caminho até à principal divisão começou em 2016. Depois de três tentativas, nas fases finais da Divisão Nacional, chegaram ao mais alto patamar em 2019.

Foi no ano de 2019 que o GD Chaves chegou à Elite do Futebol de Praia em Portugal. Nesse ano apenas foram derrotados na final da Divisão Nacional. Asseguraram a subida de divisão depois da vitória sobre a AD Buarcos, nas meias finais. Na fase regular venceram todos os desafios e terminaram a Zona Norte como o melhor ataque, mais precisamente com 41 golos apontados. Além da vitória diante da equipa da Figueira da Foz, na fase final, venceram o Varzim SC, após grandes penalidades, em jogo a contar para os quartos de final.

As tentativas de alcançar a Elite começaram logo em ano de estreia. Em 2016 sofreram apenas uma derrota na fase regular. Avançaram para a fase final depois da segunda posição na Zona Norte e foram a melhor defesa com 21 golos sofridos. Já na fase decisiva venceram o GD Sesimbra, nos quartos de final, mas não conseguiram ultrapassar a formação do Vila Franca Rosário nas meias finais. No ano seguinte a história foi praticamente a mesma. Chegaram à fase final, do escalão secundário, após a terceira posição na Zona Norte mas nas partidas decisivas o sonho caiu, mais uma vez, por terra.

Nos quartos de final derrotaram o Barreiro SZ FC, mas nas meias finais a derrota diante do Leixões SC impediu à equipa transmontana de atingir o grande objetivo. Em 2018 terminaram a prova com o maior número de golos apontados em toda a sua história. Foram 61 golos em 9 partidas. Chegaram à final da competição, de novo, na terceira posição da Zona Norte mas nos quartos de final não conseguiram vencer a formação do SC Salgueiros.

Como já referimos a formação flaviense chegou à Divisão Elite no ano de 2019. Na temporada passada terminaram a prova na quarta posição. Com 4 vitórias e 3 derrotas chegaram à fase de apuramento de campeão mas nos três encontros decisivos não conseguiram qualquer vitória.

Nos números gerais o GD Chaves já realizou 46 partidas, vencendo por 31 vezes e perdendo em 15 ocasiões. Em 5 temporadas apontaram 256 golos e sofreram 194.

Foto: FPF