TERCEIRA POSIÇÃO NO MUNDIAL DO DUBAI

TERCEIRA POSIÇÃO NO MUNDIAL DO DUBAI

21 Julho, 2019

Decorreu no Dubai o Mundial FIFA 2009. Pela primeira vez em terras do Médio Oriente a maior competição do Mundo, de Futebol de Praia, voltou a ter o Brasil como o grande vencedor. A equipa das Quinas foi umas das 16 Seleções presentes terminando na 3ª posição.

A Seleção Nacional ficou inserida no Grupo A juntamente com as formações das Ilhas Salomão, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. A primeira jornada colocou Portugal frente à equipa da casa. Diante dos EAU a formação portuguesa venceu por 7-5. Ao segundo desafio a formação nacional perdeu pela margem mínima, mais precisamente por 2-1, diante do Uruguai. O apuramento para os quartos de final foi garantido após a vitória sobre as Ilhas Salomão por 6-1. Juntamente com Portugal o Uruguai também avançou para a fase seguinte.

No Grupo B, as Seleções do Japão e Espanha garantiram a primeira e segunda posição. Já a Costa do Marfim e El Salvador ficaram-se pela fase de grupos. Inseridos no Grupo C, Rússia e Itália seguiram em frente. Em sentido inverso ficaram as formações da Argentina e Costa Rica. Já no Grupo D, o Brasil somou vitórias em todos os encontros e a Suíça apenas perdeu diante dos canarinhos. As Seleções da Nigéria e do Bahrain ficaram na terceira e quarta posição.

Nos quartos de final a equipa das Quinas defrontou o Japão. Frente à formação asiática, Portugal acabou por vencer, por 2-1, e assim apurar-se para as meias finais. A Suíça venceu a Rússia, o Brasil a Itália e o Uruguai a Espanha. Nas decisões pelo acesso á final, Portugal defrontou a formação brasileira. O encontro não correu de feição para Portugal que acabou por perder por 8-2. A Suíça também seguiu as pisadas do Brasil depois da vitória sobre o Uruguai.

Com o objetivo de terminar o Mundial 2009 no pódio a Seleção portuguesa mediu forças com o Uruguai. Depois da derrota, na fase de grupos, Portugal venceu os uruguaios, por 14-7, garantindo assim o terceiro lugar. Uma vitória que contou com 7 golos de Madjer. O Brasil sagrou-se campeão mundial, pela quarta vez consecutiva na era FIFA, depois de vencer a Suíça por 10-5.

Em termos individuais o suíço Stankovic levou para casa os prémios de Melhor Jogador e Melhor Marcador. O prémio de Melhor Guarda Redes foi entregue ao brasileiro Mão e o Troféu FIFA Fair Play para o Japão e Rússia.

LISTA DE CONVOCADOS: Bruno Silva (GR); Paulo Graça (GR); Rui Coimbra; Nuno Tavares; Bruno Torres; Pedro Sousa; Alan Cavalcanti; João Saraiva “Madjer”; Bruno Novo; José Maria; Belchior e Bilro. Treinador: José Miguel Mateus

RESULTADOS / MARCADORES:
Grupo A / JORNADA 1: Emirados Árabes Unidos 5-7 Portugal
Marcadores: Madjer (3); José Maria; Belchior; Alan e Bilro

Grupo A / JORNADA 2: Portugal 1-2 Uruguai
Marcadores: Belchior

Grupo A / JORNADA 3: Portugal 6-1 Ilhas Salomão
Marcadores: Madjer (2); Belchior (2); José Maria e Bruno Novo

Quartos de Final: Japão 1-2 Portugal
Marcadores: Madjer e Belchior

Meias Finais: Portugal 2-8 Brasil
Marcadores: Bilro e Alan

3º / 4º Lugar: Portugal 14-7 Uruguai
Marcadores: Madjer (7); Bruno Torres (3); José Maria (2), Rui Coimbra e Miguel (p.b)