Mundialito

HISTÓRIA | ESTATÍSTICAS 

O Mundialito de Futebol de Praia é uma das competições com mais história na modalidade. Quando falamos em Futebol de Praia o nome desta competição está quase sempre presente. Tudo começou em 1994 na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro. A primeira, e única edição desta prova fora de Portugal, teve o Brasil como vencedor! As Seleções presentes marcam presença via convite da organização.

Em 1997 realizou-se a primeira edição em Portugal (de 1995 a 1996 a competição não se disputou) mais concretamente na Figueira da Foz na Praia da Claridade. Foi até ao ano de 2004 que o areal da Figueira acolheu a competição. Ano após ano já não se imaginava um Verão sem esta prova em especial por parte dos portugueses. Entre 2005 e 2012 o Mundialito desceu até Portimão (Praia da Rocha) e nos anos de 2013 e 2014 disputou-se em Vila Nova de Gaia (Praia de Canidelo) e Espinho (Praia da Baía). No ano de 2015 a prova não foi realizada mas regressou no ano seguinte em Cascais (Praia de Carcavelos) repetindo-se em 2017. No ano de 2018 o Mundialito foi realizado em Almada mais precisamente na Praia de Carcavelos. Em 2019 o Estádio do Viveiro, na Nazaré, acolheu pela primeira vez a prova.

Já foram realizadas 23 edições. A lista de vencedores é dominada pelo Brasil (14) seguindo-se Portugal (7), Espanha (1) e Estados Unidos (1). O formato atual é disputado entre quatro Seleções, com jogos entre si, as primeiras edições foram realizadas com oito formações distribuídas em dois grupos e eliminatórias até à final.