UM CAMINHO QUE NOS É FAVORÁVEL

UM CAMINHO QUE NOS É FAVORÁVEL

16 Julho, 2019

Já foram realizadas seis edições das Qualificações para os Mundiais FIFA. A equipa das Quinas apenas não conseguiu um lugar, na principal prova mundial, por uma vez. Em 2015 a formação portuguesa não participou na prova por já se encontrar qualificada para o Mundial realizado em Espinho.

As qualificações, entre Seleções europeias, para os Mundiais FIFA foram realizadas pela primeira vez em Espanha mais precisamente em Benidorm no ano de 2008.

As Seleções da Espanha, Portugal, Rússia e Itália garantiram as respetivas vagas para o Mundial que viria a ser realizado em França (Marselha). A Seleção francesa também marcou presença como país anfitrião. Nesta primeira edição a formação nacional terminou na segunda posição. No ano seguinte, e de novo em terras espanholas (Castellón), a Espanha, Rússia, Suíça, Portugal e Itália conquistaram o passaporte para o Mundial nos Emirados Árabes Unidos (Dubai). A equipa das Quinas acabou a prova na quarta posição.

Em 2011 foi em Itália (Bibione) que foram encontradas as quatro formações apuradas para o Mundial que viria a ser disputado em Ravena (Itália). Além da Itália (equipa anfitriã) qualificaram-se as Seleções da Ucrânia, Portugal, Rússia e Suíça. A Seleção portuguesa terminou na segunda posição. O ano de 2012 marcou o lado negativo desta competição para as cores nacionais. A Seleção Nacional não conseguiu o apuramento para o Mundial no Taiti. Nas qualificações, realizadas em Moscovo, Portugal terminou nos 16 avos-de-final. Espanha, Rússia, Ucrânia e Holanda foram as formações apuradas.

No ano de 2015 a competição voltou a Itália, mais concretamente a Jesolo, mas desta vez a formação portuguesa não marcou presença devido a já estar qualificada para o Mundial em Espinho (prova que viria a vencer). As quatro Seleções apuradas foram a Rússia, Suíça, Itália e Espanha. De novo em Jesolo, em 2017, realizou-se a qualificação para o Mundial nas Bahamas. A Polónia foi a formação que surpreendeu, tudo e todos, e qualificou-se na primeira posição, seguindo-se a Suíça, Portugal e Itália. Uma competição que ficou marcada pelo golo 1000 de Madjer com as cores nacionais.

Nos anos de 2005, 2006 e 2007 também foram disputadas qualificações, mas as Seleções apuradas foram encontras pelas classificações finais da Liga Europeia.

 

Histórico de Qualificações UEFA (para o Mundial FIFA)

2008 – Espanha, Portugal, Rússia e Itália

2009 – Espanha, Rússia, Suíça, Portugal e Itália

2011 – Ucrânia, Portugal, Rússia e Suíça

2013Espanha, Rússia, Ucrânia e Holanda

2015Rússia, Suíça, Itália, Espanha e Portugal (como país anfitrião)

2017Polónia, Suíça, Portugal e Itália