LIGA EUROPEIA MUITO PORTUGUESA

LIGA EUROPEIA MUITO PORTUGUESA

19 Março, 2019

A 22ª edição da Liga Europeia já está a ser preparada. A competição inicia e termina em Portugal. A Seleção Nacional, já apurada para a Super Final por ser o pais anfitrião, irá disputar a Etapa da Nazaré. Os grandes vencedores serão conhecidos no início de Setembro na Figueira da Foz.

O formato da próxima Liga Europeia já está delineado e este ano com um sabor especial. Grande parte da prova realiza-se em Portugal! A primeira Etapa disputa-se na Nazaré, de 5 a 7 de Julho, e a segunda em Catânia, de 16 a 18 de Agosto. A Super Final realiza-se na Figueira da Foz entre os dias 5 e 8 de Setembro.

A Divisão A, será composta pela Seleções da Itália, Espanha, Portugal, Rússia, Bielorrússia, Suíça, Ucrânia, Azerbaijão, França, Polónia, Turquia e Alemanha. Cada Seleção disputa uma Etapa. Apenas as sete formações com mais pontos avançam para a Super Final onde já se encontra a Seleção portuguesa por ser o pais anfitrião.

Na Nazaré estarão em competição 8 Seleções separadas por dois grupos. No Grupo 1 teremos Portugal, Suíça, Ucrânia e Polónia. Já no Grupo 2 vão competir a Espanha, Rússia, Azerbaijão e Turquia.

De 16 a 18 de Agosto a prova desloca-se até Catânia. Em Itália as restantes 4 formações disputam um só grupo. Itália (atual campeã da Liga Europeia), Bielorrússia, França e Alemanha vão assim lutar pelas últimas vagas para a Figueira da Foz.

Além da Divisão A temos a disputa da Divisão B. Apenas o vencedor garante o lugar na elite das Seleções europeias. O número ainda não está fechado mas por agora são 16 equipas inseridas no segundo escalão. Também apenas uma Etapa para a Seleções da Romênia, Cazaquistão, Bulgária, Hungria, Inglaterra, Noruega, Moldávia, Sérvia, Estônia, República Checa, Grécia, Dinamarca, Lituânia, Geórgia, Holanda e Finlândia garantirem o acesso para a Super Final.

Será disputado um grupo na Nazaré composto pelas Seleções da Bulgária, Noruega, Dinamarca e Geórgia. Em Itália estarão três grupos em competição. No grupo 1 teremos as formações da Roménia, Sérvia, Grécia e Finlândia, no Grupo 2 o Cazaquistão, Inglaterra, República Checa e Holanda e no Grupo 3 a Hungria, Moldávia, Estónia e Lituânia.

Seguem para a Figueira da Foz os vencedores de cada grupo e os três melhores segundos classificados. Estas 7 Seleções, juntamente com o último classificado da Divisão A, estarão na Figueira da Foz a lutar pela subida ao principal escalão.