VICE LIDERANÇA NO PRIMEIRO MUNDIAL FIFA

VICE LIDERANÇA NO PRIMEIRO MUNDIAL FIFA

9 Março, 2019

O primeiro Mundial organizado pela FIFA realizou-se em 2005 no Rio de Janeiro. Tiverem presentes 12 formações. A Seleção portuguesa terminou na segunda posição depois de ter sido derrotada, nas grandes penalidades, pela França. Madjer levou para casa os prémios de Melhor Jogador e Melhor Marcador.

Depois de dez edições sobre a organização da Beach Soccer Worldwide a FIFA organizou o seu primeiro Mundial. A equipa das Quinas, liderada por José Miguel, foi umas das equipas presentes. Inserida no Grupo B, juntamente com as Seleções do Japão e EUA, Portugal avançou para os quartos de final após duas vitórias e a consequente liderança no seu Grupo. No primeiro desafio a equipa das Quinas venceu o Japão, por 4-0, e no segundo “despachou” a formação dos Estados Unidos por 9-3.

Nos quartos de final, Portugal venceu a Ucrânia, por 5-3, e nas meias finais a sempre fortíssima Seleção do Brasil. A vitória sobre a equipa brasileira aconteceu após grandes penalidades. Em tempo regulamentar o encontro terminou com um empate a seis bolas. Nos penaltis Portugal venceu por 2-1. A França era a Seleção que se seguia na luta pelo tão desejado troféu. No fim do tempo de jogo, Portugal registava um empate a três com os franceses. Nas grandes penalidades a França acabou por vencer, por 1-0, entrando para a história como a primeira Seleção a conquistar o Mundial FIFA.

Esta competição foi disputada com quatro grupos, de três equipas cada, mais a fase final. O Grupo A foi constituído pelas Seleções do Brasil, Espanha e Tailândia. No Grupo C, o Uruguai, Ucrânia e Africa do Sul. Já o Grupo D foi composto pela França, Argentina e Austrália. O Brasil terminou na terceira posição depois da vitória (11-2) sobre o Japão no encontro de atribuição do 3º lugar.

Neste primeiro Mundial FIFA, Madjer venceu o prémio de Melhor Jogador e Melhor Marcador (12 golos). A Seleção do Japão foi premiada com o troféu FIFA Fair Play.

 

LISTA DE CONVOCADOS: Bruno Silva (GR); Sérgio Coelho (GR); Hernâni Neves; Pedro Jorge; Alan Cavalcanti; João António; Nathaniel Bole “Nathan”; João Saraiva “Madjer”; Mário Duarte “Marinho”; José Barraca; Nuno Belchior e Tiago Oliveira “Jonas”. Treinador: José Miguel Mateus

RESULTADOS / MARCADORES:
Grupo B / JORNADA 1: Portugal 4-0 Japão
Marcadores: Alan (2) e Madjer (2)

Grupo B / Jornada 2: Portugal 9-3 EUA
Marcadores: Madjer (3); Alan (2); Hernâni, Jonas, Marinho e Belchior

Quartos de final: Portugal 5-3 Ucrânia
Marcadores: Madjer (2); Belchior (2) e Jonas

Meias finais: Brasil 6-6 Portugal | 1-2 (grandes penalidades)
Marcadores: Madjer (4); Alan e Marinho

Final: França 3-3 Portugal | 3-2 (grandes penalidades)
Marcadores: Belchior (2) e Madjer