“SER ATLETA PORTUGUÊS NA SUIÇA É MUITO BOM”

“SER ATLETA PORTUGUÊS NA SUIÇA É MUITO BOM”

19 Fevereiro, 2019

Ao longo dos últimos anos atletas portugueses tem pisado os areais suíços. Os BSC Lions são uma das equipas onde grande parte do seu plantel é formado por jogadores do nosso país. Os Lions foram fundados por Edgar Machado que em quatro épocas já se sagraram campeões da Challengue League (2ª Liga Suiça). 

O Futebol de Praia Portugal esteve em contato com Edgar Machado que nos explicou como tudo começou, assim como os seus primeiros passos como jogador da modalidade. “Tudo começou com o convite de um amigo que era treinador de uma equipa de Futebol de Praia e precisava de um guarda redes.” O guardião admite que desde do primeiro impacto ficou apaixonado por poder competir nesta modalidade. Ao fim de 7 épocas fundou, juntamente com dois amigos, os BSC Lions. Um projeto que já conta com cinco temporadas! “Em 2015, juntamente com dois amigos, decidimos fundar os BSC Lions. Já vamos com cinco épocas. No inicio era para ser uma equipa de amigos mas que com os tempos criou-se uma equipa competitiva acabando por vencer a Swiss Challenge League (2ª Liga Suíça).”

Já na principal Divisão Suiça, os Lions conseguiram a melhor classificação de sempre no ano de 2018 com a conquista de um terceiro lugar. “Seguiram-se três épocas difíceis, na Suzuki Swiss Beach Soccer League, mas em 2018 conquistamos um belíssimo terceiro lugar.”

Edgar Machado considera que “ser atleta português na Suíça é muito bom sobretudo porque podemos expor as nossas qualidades e as nossas raízes portuguesas”. Ainda sobre Portugal, neste caso a Seleção Nacional, o português menciona que temos uma Seleção experiente mas que a entrada de jovens atletas será uma mais valia para continuamos a conquistar títulos. “Temos jogadores com muita experiência, e juntando os grandes jovens que estão a surgir, com um talento enorme, certamente que vamos continuar a vencer.”

Para além de Edgar Machado, os portugueses Rui Delgado, João Carlos Delgado, João Jasmins, Marco Resende e João Oliveira são alguns dos nomes que também já vestiram a camisola dos Lions.