QUANDO O AREAL É NO PAVILHÃO

O Futebol de Praia é um desporto praticado na areia e junto ao mar, apesar que, já algum tempo, são realizadas provas sem ter o oceano por perto. Em 2009 e 2010 foram disputadas duas competições em que o mar estava alguns kms de distância, e a areia foi colocada propositadamente para o verdadeiro espetáculo. 

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, recebeu a quarta edição do Futebol Show no ano de 2009, onde o Futebol de Praia marcou presença. Durante o evento a Federação Portuguesa de Futebol organizou uma competição entre as equipas do Rio Ave FC, Naval 1º Maio, SL Benfica e Vitória SC. A equipa lisboeta foi a grande vencedora depois de derrotar os vitorianos, na final, por seis bolas a quatro. No caminho para a final o SL Benfica venceu a Naval (4-1) e o Vitória SC a formação do Rio Ave FC (8-3). Ainda dentro do Futebol Show, a Seleção Nacional (orientada por Zé Miguel) preparou o Mundial 2009 com dois jogos amigáveis. O primeiro diante do Bahrain e o segundo frente à Inglaterra. Além destes dois encontros o público pode assistir a todos os treinos da equipa das Quinas.

No ano seguinte o Pavilhão Multiusos de Viseu recebeu a Spring Cup. Uma competição que fez parte da tour, desse ano, da Beach Soccer Worldwide. Em prova estiveram as Seleções de Portugal, Rússia, Suíça e Inglaterra.  A formação da Rússia foi a grande vencedora seguindo-se a Suíça, Portugal e Inglaterra. A nossa Seleção iniciou a prova com a vitória sobre a Inglaterra (3-0) e no encontro seguinte venceu a Rússia nas grandes penalidades (3-2). No tempo regulamentar o desafio terminou com três bolas para cada lado. O último jogo da equipa das Quinas foi diante da Suíça. O resultado final terminou com a vitória dos suíços (4-3). O português Belchior foi eleito o melhor marcador, a par do suíço Stankovic, e o melhor jogador da competição!

Seja junto ou longe do mar, ou até mesmo dentro do pavilhão o mais importante é que esta modalidade continue a dar espetáculo e tenha um fervoroso público, especialmente português, como tem vindo acontecer!