DIOGO RIBEIRO: “CONSEGUIMOS SER CAMPEÕES INTERDISTRITAIS”

DIOGO RIBEIRO: “CONSEGUIMOS SER CAMPEÕES INTERDISTRITAIS”

27 Outubro, 2025

A temporada de 2025 fica marcada pelo regresso do CD Vila Franca Rosário ao Futebol de Praia. Cerca de 9 anos depois a formação de Lisboa voltou a competir, na nossa modalidade, e neste caso na prova interdistrital da AF Setúbal.

Fomos procurar os motivos para estarem de volta e o balanço do mesmo, junto de Diogo Ribeiro – responsável por todo o projeto. Este regresso foi consagrado com a vitória na prova interdistrital e a participação da Taça Nacional onde foram eliminados pelo campeão.

Um jantar de Natal fez com o regresso fosse possível, como nos conta Diogo Ribeiro, “A equipa que se iniciou na Venda do Pinheiro, e pelo final desta, transitou para o CD Vila Franca do Rosário. Somos um grupo de amigos, que entre outras coisas, temos a tradição de almoçar a 24 de Dezembro. E este ano, nesse almoço, a ideia de voltar a jogar juntos apareceu, alguns numa ideia de fazer uma última temporada, outros para se retirarem a jogar com quem realmente gostavam.”

A criação do plantel não foi difícil pois esse grupo já contava com cerca de 14 nomes, “ o plantel, sabendo que poderiam ser inscritos 20 jogadores, tinha 13/14, que estiveram nesse encontro e assim estavam praticamente certos. Depois falámos com alguns atletas que tinham estado noutros grupos connosco. Um desses atletas foi Tiago Alves, guarda-redes com experiência na modalidade, que também se juntou ao grupo, e de uma forma curiosa, “temos, por exemplo, uma história que não posso deixar de partilhar. O Tiago Alves, guarda-redes de renome na modalidade, que tinha sido meu colega de futebol 11 em 2003 (há uns aninhos), apareceu na praia com a família e nós estávamos a treinar. Ele a olhar para nós com uma cara de vontade de treinar, e nós logo o convidámos a juntar-se a nós…e a partir daí, esteve sempre presente.”

“Fica apenas a sensação de que se o sorteio não nos tem dado “a fava”, teríamos chegado mais longe na Taça Nacional.”

O CD Vila Franca Rosário disputou esta temporada a prova interdistrital da AF Setúbal / AF Lisboa. Terminaram essa competição no primeiro posto e ganharam o direito de competir na Taça Nacional (prova que dá acesso ao Campeonato Nacional). “ Os objetivos passavam acima de tudo pelo convívio e amizade. Os resultados desportivos eram um extra, sabendo que ninguém gosta de perder. Conseguimos ser Campeões Interdistritais Lisboa-Setúbal.”

No areal da Praia do Ouro a equipa lisboeta foi eliminada pela equipa vencedora (GD Sesimbra B). Para Diogo Ribeiro, os objetivos foram cumpridos mas o sorteio da Taça Nacional não foi o melhor. “Na fase final da Taça Nacional fomos eliminados pelo GD Sesimbra B, que com a qualidade que tinha, reforçada com elementos da equipa A, a jogar na sua casa, foram demasiado fortes para a nossa equipa e ganharam sem contestação. Conseguimos ganhar a competição Interdistrital onde eles participaram, mas logo percebemos que seriam a melhor equipa da Taça Nacional e assim o provaram, sendo o nosso jogo o mais equilibrado que tiveram na sua caminhada de sucesso. Fica apenas a sensação de que se o sorteio não nos tem dado “a fava”, teríamos chegado mais longe na Taça Nacional.”

Apesar de ser um objetivo a continuidade, em 2026, ainda não é certa mas tudo poderá acontecer. Será que esta temporada foi mesmo a última ou a rampa para algo mais? “Sinceramente, não consigo responder. Gostávamos que sim, mas a estrutura interna está assente apenas numa pessoa e assim é sempre complicado. Depois, não sei qual a ideia dos atletas e quantos são os que pretenderam apenas uma “last dance”. Conseguimos dar passos importantes para estruturar uma futura época, mas hoje ainda não consigo responder com certeza sobre o que poderemos ter na próxima época.”

Foto: FPF