A EPOPEIA DOS TOTALISTAS

A EPOPEIA DOS TOTALISTAS

25 Outubro, 2025

Neste 2025 completamos uma década desde que a Federação Portuguesa Futebol criou o Campeonato Elite e o Campeonato Nacional. Após estes dez anos é altura de fechar o ciclo e de reviver a história das duas competições.

Neste primeiro artigo enumeramos as equipas que participaram sempre, no Campeonato Elite ou no Campeonato Nacional, desde da primeira edição. Das seis formações totalistas apenas uma é que não venceu, pelo menos, um das provas. No sentido inverso, uma das formações já conquistou em uma ocasião o Campeonato Elite e o Campeonato Nacional. Pisa o areal e recorda a epopeia dos totalistas das principais competições do nosso Futebol de Praia.

  • ACD O Sótão: A formação da Nazaré é a atual vencedora do Campeonato Elite. Já disputaram esta divisão por sete vezes e desde 2020 que fazem parte da mesma consecutivamente. Em 2019 conquistaram o Campeonato Nacional. Prova que marcaram presença em quatro ocasiões.
  • GD Alfarim: Somam três presenças no principal escalão, e a sua melhor classificação, nessa prova, foi em 2019 com a conquista do 4º lugar. Venceram o Campeonato Nacional em 2018, prova que já disputaram por oito vezes.
  • GD Sesimbra: Venceram a última edição do Campeonato Nacional e assim sendo na próxima época estarão na Elite, competição onde já marcaram presença em duas ocasiões. Voltando ao Campeonato Nacional já disputaram o mesmo por nove vezes.
  • GR Amigos Paz: Atualmente são a formação que mais vezes disputou o Campeonato Elite, em mais precisamente dez ocasiões. Terminaram o mesmo na 3ª posição por duas vezes. Apenas disputaram o Campeonato Nacional em uma temporada. 
  • Leixões SC: Estão há quatro temporadas a disputar o Campeonato Elite e a esse número somam mais cinco presenças, totalizando assim nove no principal escalão. Disputaram por duas vezes o Campeonato Nacional e terminaram sempre a prova com a conquista do troféu (2017 e 2021).
  • Varzim SC: Venceram a primeira edição do Campeonato Nacional (2015) e repetiram o mesmo em 2020. Somam seis presenças no segundo escalão e esta temporada terminaram na terceira posição. Quanto à Elite disputaram a mesma por cinco vezes e em três ocasiões de forma consecutiva. Em 2021 e 2022 fecharam a prova na 5ª posição. 

De referir também que o CCD Porto Mendo e o GD Estoril Praia são totalistas mas nem sempre disputaram o Campeonato Elite ou Campeonato Nacional. No ano de 2023, ambas as formações competiram nas provas distritais. Assim sendo não fizeram o pleno nos campeonatos da Federação Portuguesa Futebol.

Iremos continuar a recordar a década do Campeonato Elite e do Campeonato Nacional e por isso lançamos uma questão! Sabes quantas equipas já disputaram as duas competições?

Foto: FPF