PORTUGAL A CAMINHO DA SUPER FINAL
21 Julho, 2025A equipa das Quinas terminou a Etapa da Liga Europeia, na Geórgia, com o pleno de vitórias. Foram assim três encontros e outras tantas vitórias. A nossa Seleção Nacional chega à Super Final da Liga Europeia após conquistar 15 pontos, no total das duas etapas.
A formação portuguesa partiu para a Geórgia com o objetivo de conquistar os 9 pontos e carimbar a passagem às grandes decisões da Liga Europeia. O objetivo foi concretizado e sem deixar dúvidas quanto à nossa superioridade.
O primeiro desafio foi o mais complicado. Não só por ser o adversário, teoricamente, mais difícil mas também pela entrada em falso da equipa das Quinas. Os suíços colocaram-se a vencer por duas bolas de diferença, contudo ainda no segundo tempo conseguimos igual a partida (3-3). No derradeiro período demos a volta ao resultado e chegamos ao triunfo, por 6-5. Portugal não foi eficaz e venceu assim por um golo de diferença.
O segundo encontro foi o “mais calmo”. Apenas dois golos na partida valeram mais uma vitória, desta vez diante da Estónia. Dominamos a partida mas apenas um golo no primeiro tempo e outro no segundo, fizeram o resultado. Este jogo marcou a estreia, em provas oficiais, de Filipe Oliveira na baliza portuguesa.
Saímos da Geórgia com o terceiro triunfo e diante da formação da casa. Naquela que foi a vitória com o maior número de golos, a equipa das Quinas mostrou toda a sua eficácia chegando à goleada por 12-2. Além da goleada estrondosa destaque também para Filipe Oliveira que fez o seu primeiro golo, em provas oficiais, pela Seleção Nacional.
Individualmente também destacamos o melhor guarda-redes do Mundo. O guardião Pedro Mano foi eleito o melhor, na sua posição, nesta etapa. Olhando para os números finais, no Grupo de Portugal, a Suíça terminou com 6 pontos, a Geórgia com 3 e a Estónia com 0. Já no Grupo B, a Bielorrússia acumulou 9, a Chéquia 4, a Alemanha 3 e a Turquia 0.
Jornada 1: Portugal 6-5 Suíça (Resumo)
Golos: Ruben Brilhante (2), Miguel Pintado (2), Rui Coimbra, André Lourenço
Jornada 2: Portugal 2-0 Estónia (Resumo)
Golos: Bernardo Lopes e Rui Coimbra
Jornada 3: Geórgia 2-12 Portugal (Resumo)
Golos: Bernardo Lopes (4), Rodrigo Pinhal (2), Filipe Santos, Miguel Pintado, André Lourenço, João Cabral, Rui Coimbra e Filipe Oliveira
Foto: BSW

