BRUNO NOVO: UM RESILIENTE COM AS QUINAS AO PEITO

BRUNO NOVO: UM RESILIENTE COM AS QUINAS AO PEITO

20 Março, 2025

Depois de Nuno Tavares e Elinton Andrade continuamos a recordar alguns nomes que vestiram a camisola das Quinas. Neste artigo vamos falar de Bruno Novo, o nazareno que defendeu as cores da nossa Seleção praticamente em uma década.

O areal de Portimão apadrinhou a estreia oficial de Bruno Novo com a camisola da nossa Seleção Nacional. Nos primeiros dias de agosto, de 2009, o jogador natural da Nazaré, estreou-se pela nossa Seleção diante do EAU. A contar para o Mundialito, e com Zé Miguel a liderar a armada portuguesa, Bruno Novo não podia começar melhor. Foi o autor de um dos golos com que Portugal derrotou a formação do Médio Oriente. No fim da prova a equipa das Quinas ergue o troféu.

Desde então marcou uma era ao serviço de Portugal. Ultrapassou os 150 jogos, pela nossa Seleção, e apontou cerca de 80 golos. Quem não se lembra do importante “tento” que apontou diante da Rússia, na meia-final do Mundial FIFA 2015?

Nem sempre muito falado mas mesmo assim importante, Bruno foi um jogador que não virava a cara à luta, disputando muitas vezes os lances como se fossem os últimos. Estava em todo o lado do areal!

Em termos de títulos, ao serviço da equipa das Quinas, o Mundialito foi a prova que mais vezes conquistou (2009, 2012 e 2014). Venceu por uma vez o Mundial FIFA (2015) e por duas a Liga Europeia (2010 e 2015).

Além dos troféus mais mediáticos venceu a Taça do Sal (2017), a Taça da Europa (2016), a Taça Pilsener (2016) e a Medalha de Prata nos Jogos Europeus de Baku (2015).

Foi em Itália, país que também deixou a sua marca no areal, que disputou a sua última prova ao serviço da nossa Seleção. Em Sardenha, e a contar para a Super Final da Liga Europeia, de 2018, Bruno Novo foi um dos atletas que contribuiu para o 3º lugar, na prova europeia.

Além da equipa das Quinas, o nazareno também vestiu a camisola de alguns clubes portugueses, como por exemplo a UD Leiria, ACD O Sótão, SC Braga e Sporting CP.

Fotos: BSW