PORTUGUESES E VENEZUELANOS EM ESTREIA
6 Fevereiro, 2025As competições oficiais de 2025 vão começar com um dado novo para a história mundial da modalidade. A nossa Seleção vai defrontar pela primeira vez a Venezuela. O encontro inaugural da El Salvador CUP, e do ano de 2025 entre formações masculinas, será assim histórico para o Futebol de Praia mundial.
Em contagem decrescente para a El Salvador CUP abordamos este dado histórico, e curioso, entre portugueses e venezuelanos. Esta será a 7ª Seleção da América do Sul, em toda a história do Futebol de Praia, no caminho de Portugal. Depois do Brasil, do Uruguai, da Argentina, do Perú, do Chile e do Paraguai. Os paraguaios foram a última formação, deste continente, a estrear-se em jogos diante de Portugal, mais precisamente no Mundial 2017 das Bahamas.
Os encontros diante das Seleções da América do Sul por vezes são perigosos. A equipa das Quinas é claramente superior, e favorita à vitória, mas o jogo físico e “um pouco desconhecido” dos venezuelanos poderá causar surpresas.
A história da formação venezuelana, nos areais, não tem sido constante. Olhando para as principais provas da Conmebol, já disputaram em cinco ocasiões a Copa América e a melhor classificação foi um terceiro lugar, no ano de 2016. Nesse ano a prova ainda não dava acesso ao Mundial FIFA como acontece agora.
Se olhamos para o anterior modelo, de acesso à prova mundial, que terminou em 2021, a Venezuela obteve as melhores classificações em 2011 (3ª lugar), 2008 e 2006 (em ambos os anos terminou na 4ª posição). O lugar no pódio, do ano de 2011, valeu a primeira, e única, presença em Mundiais FIFA. Nessa edição realizada em Ravena (Itália) a Venezuela não somou qualquer ponto e terminou na última posição o seu grupo.
Atualmente ocupam a 28ª posição do ranking mundial, da Beach Soccer Worldwide, e viajam até El Salvador com o objetivo de preparar mais uma Copa América. O desafio entre Portugal e a Venezuela disputa-se no dia 14 de fevereiro (sexta-feira) pelas 23 horas de Portugal Continental.
Foto: BSW